Meio Ambiente de Belford Roxo vai implantar coleta seletiva

O canteiro central já começou a receber grades de proteção
Foto: Divulgação

A cidade de Belford Roxo fechou o ano de 2017 sendo mais verde. Durante todo o ano, projetos ecológicos, de arborização e replantio foram executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também vem realizando audiências públicas para a revitalização da Fazenda do Brejo e para a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), onde está sendo debatido com a sociedade civil a transformação da área em um polo turístico ecológico. A Fazenda do Brejo é uma construção de 1815 e fica localizada atrás da Faculdade Uniabeu, no Centro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, uma novidade para esse ano é o projeto “Bairro Verde”, que inclui entre outras iniciativas a coleta seletiva de garrafas pet, papel, alumínio, papelão, baterias, pilhas e eletroeletrônicos. “A partir desse projeto, daqui a um ano, mais ou menos, os moradores que participarem da iniciativa coleta seletiva, que é ecologicamente correta, estará recebendo descontos em seu IPTU”, informou o secretário.

Arborização e ecopontos

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está realizando tratamento paisagístico em toda a cidade, dando mais cor e deixando áreas mais arborizadas, como no Centro (onde um dos canteiros já recebeu grade de proteção), no bairro da Prata e Heliópolis, entre outros. Todos esses trabalhos continuam a ser realizados esse ano, além dos Ecopontos utilizado para destinação de óleo de cozinha usado na cidade. Já foram implantados 16 Ecopontos em diversas localidades.
No Colégio Estadual Presidente Kennedy foi realizada uma capacitação sobre coleta reciclável com 11 alunos selecionados que trabalham como facilitadores de atividades ambientais em 11 escolas municipais. Eles ministram aulas teóricas e ajudam na criação de hortas.