‘Megaferiadão’: Governador do Rio proíbe praia, mas libera bares, igrejas e comércio nos 10 dias

26 Cláudio Castro

Jota Carvalho
[email protected]

Todas as praias do estado do Rio de Janeiro estão fechadas ao acesso de pessoas, incluindo permanência nas areias ou banho de mar. A proibição imposta pelo governador Cláudio Castro vai vigorar entre os dias 26 de março e 4 de abril, porém, estão liberadas as atividades do comércio, bares e restaurantes.
As medidas constam em um decreto publicado na quarta-feira (24) e visa conter a propagação da covid-19 durante o ‘megaferiadão’ de 10 dias no Rio. Também foram suspensas as aulas presenciais nas redes pública e privada. De forma mais branda do que o adotado na capital, Rio de Janeiro, ou no município de Niterói, o decreto estadual permite a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes, desde que funcionem com até 50% da capacidade de lotação, sendo o consumo de bebidas alcoólicas autorizado apenas para clientes sentados.
De acordo com o decreto estadual, os estabelecimentos podem permanecer abertos até as 23h, com entrada permitida até as 21h. Atividades em casas de shows, boates e eventos com a participação de público também estão suspensas.
Podem ser realizadas atividades esportivas individuais ao ar livre e também de alto rendimento, sem a presença de público.
Igrejas e templos religiosos poderão continuar realizando celebrações. Feiras livres e lojas de conveniência podem funcionar com regras específicas determinadas pelo decreto. Os shopping centers e centros comerciais também estão autorizados a funcionar entre as 12h e as 20h, com limite de 40% da capacidade.
Além disso, as lojas de rua, incluindo galerias, ficarão abertas das 8h às 17h. O decreto também autoriza o funcionamento de salões de beleza e de academias com limitação de 50% da capacidade.
As regras e proibições de funcionamento neste período são de responsabilidade dos governos estadual e municipal, prevalecendo aquelas com medidas mais restritivas, podendo os prefeitos adotarem ações mais rigorosas em seus municípios. O decreto também determinou a divulgação de um calendário estadual único de vacinação.

Foto/Crédito: Carlos Magno/Gov-RJ
Legenda: Cláudio Castro não foi radical; não adotou o ‘tranca e para tudo’ de outros colegas e prefeitos