Máscaras: saiba onde uso deixou de ser obrigatório no Sul e Costa Verde Fluminenses

A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados vem sendo discutida em todo o país

Governo do RJ permite que cada município tome uma decisão sobre o tema, com base nos índices epidemiológicos locais

Desde o dia 3 de março, o Governo do RJ permite que cada município tome uma decisão sobre o tema com base nos índices epidemiológicos locais. No Sul e Costa Verde do estado, 21 cidades liberaram o uso do acessório em todos os ambientes, inclusive os fechados: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraty, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda. No entanto, há algumas condições específicas em cada município.

Confira as cidades que liberaram o uso em ambientes fechados:

Angra dos Reis
Desde o dia 14 de março, o uso de máscaras não é mais obrigatório em Angra dos Reis em locais abertos e fechados.

Barra do Piraí
A população de Barra do Piraí não é mais obrigada a usar máscaras em locais abertos e fechados desde o dia 15 de março. O uso do acessório só continua obrigatório em estabelecimentos de saúde, em ambulâncias e veículos de transporte de pacientes.

Barra Mansa
O uso de máscaras não é mais obrigatório em ambientes abertos e fechados em Barra Mansa desde o dia 10 de março. O uso do acessório só continua obrigatório em: estabelecimentos médico-hospitalares; escolas públicas ou particulares, caso os alunos não tenham sido vacinados.

Itatiaia
Desde o dia 10 de março, o uso de máscaras em locais abertos e fechados deixou de ser obrigatório em Itatiaia. A prefeitura recomenda o uso para pessoas imunocomprometidas, com comorbidades de alto risco ou com sintomas de síndrome gripal. Também é recomendado o uso de máscaras em ambientes hospitalares e nas demais unidades de saúde.

Mendes
O uso de máscaras deixou de ser obrigatório em Mendes, seja em locais abertos ou fechados, no dia 22 de março. Há a recomendação do uso em unidades de saúde e também por pessoas com comorbidades graves, imunossuprimidas, imunodeprimidas, com sintomas gripais ou que não estejam com a vacinação em dia.

Miguel Pereira
O uso de máscaras não é ais obrigatório em ambientes abertos e fechados em Miguel Pereira desde o dia 14 de março. Veja onde o uso do acessório é recomendado, facultativo e obrigatório.

Paracambi
A liberação do uso de máscaras em locais fechados em Paracambi foi divulgada no dia 9 de março, exceto em escolas e hospitais, onde o uso continua obrigatório.

Paraty
O uso de máscara em Paraty está liberado em locais abertos e fechados, exceto em estabelecimentos médico-hospitalares e escolas, desde o dia 9 de março. Também continua sendo exigido o uso da proteção para quem trabalha no ramo comercial ligado à manipulação de alimentos, incluindo restaurantes e ambulantes.

Paty do Alferes
O uso de máscaras deixou de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados em Paty do Alferes no dia 18 de março, exceto em: salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e demais ambientes internos fechados (dispensada a obrigatoriedade em pátios externos, ao ar livre); transporte escolar; transporte público; postos de saúde, clínicas e demais estabelecimentos afins públicos ou privados; estabelecimentos bancários e correspondentes afins; empresas, indústrias, igrejas e demais estabelecimentos podem exigir o uso de máscara, caso queiram, desde que deixem cartazes com o aviso em locais visíveis.

Paulo de Frontin
O uso de máscaras em Paulo de Frontin foi flexibilizado em todos os ambientes no dia 18 de março. Apenas os seguintes casos são orientados a manter o uso do acessório: pessoas com sintomas gripais; pessoas com comorbidades de alto risco; imunossuprimidos; pessoas não vacinadas.

Pinheiral
O uso de máscaras em ambientes abertos e fechados deixou de ser obrigatório em Pinheiral desde o dia 11 de março. Em escolas públicas e privadas, o avanço da flexibilização acontece de forma gradual, mediante autorização da Secretaria Municipal de Educação.

Há a recomendado de que seja mantido o uso de máscaras em unidades de saúde e também por pessoas com comorbidades ou com sintomas de gripe em qualquer situação.

Piraí
O uso de máscaras em Piraí passou a ser opcional nos ambientes abertos ou fechados no dia 18 de março. Apenas os seguintes locais seguem com a obrigatoriedade: hospitais; unidades de saúde.

Porto Real
O uso de máscaras em Porto Real deixou de ser obrigatório em todos os ambientes, sejam eles abertos ou fechados, no dia 22 de março. A exceção é para estabelecimentos de saúde e escolas públicas. Em estabelecimentos comerciais, bem como em instituições de ensino da rede privada, fica a critério dos administradores o uso ou não do acessório.

Quatis
O uso de máscaras em locais abertos ou fechados deixou de ser obrigatório em Quatis no dia 16 de março. Em unidades de saúde, o uso do acessório é facultativo. Há a recomendação do uso para pessoas com comorbidades de alto risco, imunossuprimidos ou com sintomas de gripe.

Resende
A liberação do uso de máscaras em locais fechados passou a valer em Resende no dia 9 de março. A prefeitura recomenda que o acessório continue sendo utilizado apenas nos seguintes casos: pacientes de grupo de risco ou imunossuprimidos; qualquer pessoa com sintomas de gripe; dentro de unidade de saúde, seja hospital, laboratório ou consultório de dentista.

Rio Claro
O uso de máscaras em locais abertos e fechados deixou de ser obrigatório em Rio Claro no dia 14 de março. A obrigatoriedade continua apenas em unidades de saúde e instituições de longa permanência, como asilos.

É recomendado o uso do acessório por pessoas do grupo de risco, as não vacinadas com todas as doses e as com sintomas de síndrome gripal.

Rio das Flores
O uso de máscaras em locais abertos e fechados em Rio das Flores deixou de ser obrigatório no dia 21 de março. É obrigatório o uso do acessório somente em unidades de saúde e em veículos de transportes de pacientes, além das salas de aula de escolas públicas e privadas em que os alunos não estejam 100% vacinados.

A prefeitura recomenda o uso em locais fechados para pessoas imunocomprometidas, com comorbidades de alto risco ou sintomas gripais. Também é recomendado o uso da máscara no transporte coletivo.

Três Rios
A prefeitura anunciou a decisão de flexibilizar o uso da máscara em locais abertos e fechados no dia 10 de março. O uso do acessório segue sendo obrigatório nos seguintes casos: dentro de hospitais, clínicas e demais ambientes da saúde; dentro de Instituições de longa permanência; dentro de transportes públicos; por pacientes imunossuprimidos; por pessoas com sintomas de gripe.

Valença
O uso de máscaras não é mais obrigatório em locais abertos e fechados em Valença desde o dia 9 de março.

Vassouras
O uso de máscaras não é mais obrigatório em locais abertos e fechados em Vassouras desde o dia 16 de março. É facultativo ao empregador exigir ou não sobre o uso do item dentro da empresa.

A prefeitura recomenda o uso nas seguintes situações: pessoas imunocomprometidas; pessoas imunodeprimidas; pessoas com comorbidade de alto risco; pessoas com síndrome gripal; pessoas ainda não vacinadas contra a covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto; em unidades de saúde.

Volta Redonda
O uso de máscaras deixou de ser obrigatório em Volta Redonda no dia 11 de março. Há situações específicas em que o uso é recomendado, facultativo e obrigatório.

Cidades que liberaram o uso apenas em locais abertos

Levy Gasparian
O uso de máscaras continua obrigatório apenas em ambientes fechados em Levy Gasparian.

Paraíba do Sul
Paraíba do Sul passou a liberar a população do uso de máscaras em locais abertos no dia 11 de março. Em locais fechados, o uso do acessório ainda é obrigatório.

Sapucaia
O uso de máscaras continua obrigatório apenas em ambientes fechados em Sapucaia. A exceção é para: pessoas com sintomas gripais, de covid-19 ou outras doenças respiratórias; imunossuprimidos ou portadores de doenças que cause baixa imunidade; no transporte coletivo; profissionais de saúde, cuidadores e professores em seus postos de trabalho.