Mais um passo para duplicação de viadutos de São João de Meriti

Meriti - Dutra

Encontro reuniu no galpão da Prologis os secretários Ângelo Monteiro Pinto (Obras), Bebeto (Trânsito e Transporte) e representantes da Secretaria de Estado de Transportes, que assinaram termo de cooperação/Divulgação/PMSJM

Obra sobre a Rodovia Presidente Dutra irá desafogar o trânsito no município

A fim de desafogar o trânsito por meio da duplicação dos viadutos da Rodovia Presidente Dutra, altura da Av. Automóvel Clube e do Parque Barreto, a prefeitura está alinhando forças com o Governo do Estado e a iniciativa privada.

Para isso, uma reunião ocorreu na manhã de ontem, na sede do Executivo municipal. Além do prefeito Dr. João Ferreira Neto e do deputado estadual Valdecy da Saúde, participaram os secretários de Obras, Ângelo Monteiro Pinto e de Trânsito e Transporte, Bebeto e representantes da Secretaria de Estado de Transportes.

Pouco depois, uma comitiva com representantes do estado e da prefeitura esteve no galpão da Prologis, no Parque Barreto, que está em plena expansão e terá um fluxo de 1.500 veículos de carga por dia, motivo pelo qual a duplicação se torna ainda mais urgente.

Acessos insuficientes
O assessor de logística do Estado, André Aguiar e o assessor técnico da Superintendência de Logística e Cargas do Estado, Amaury Viana, concordaram que os acessos não são suficientes para o fluxo diário, tanto no viaduto que vai atender a Prologis e demais empreendimentos, quanto no viaduto da Avenida Automóvel Clube.

“Temos alguns caminhos para tentar conseguir a duplicação, seja pela inserção do projeto na nova concessão da Dutra, seja através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ou através do orçamento da União, vamos tentar aquele que for mais rápido, sempre conversando com as equipes da prefeitura”, disse André Aguiar. “O momento é esse, não podemos perder tempo, depois tudo será mais difícil”, completou Amaury Viana.

A necessidade existe graças aos avanços que estão ocorrendo em Meriti. Foi lembrado ainda a presença de outros empreendimentos na mesma região que também precisam dessa mobilidade, como o Shopping Grande Rio, a casa de shows Via Music Hall, o Dom atacadista, e o polo de revenda de carros de Vilar dos Teles, entre outros.

Geração de empregos
Estima-se que ao atingir 100% da capacidade, o polo deve gerar cerca de cinco mil empregos diretos, e a promessa da empresa é que de 80 a 90% dessas vagas sejam destinadas à população meritiense. Nesse sentido, a prefeitura vai agir como um órgão facilitador, promovendo cursos de capacitação. “Dr. João e eu temos o interesse de fazer de São João de Meriti a maior cidade em geração de renda e emprego da Baixada Fluminense. Estamos alinhando com todos e tenho certeza de que o desfecho será o melhor possível”, disse Valdecy da Saúde.

O gerente da Prologis, Rafael Barros, falou sobre os empregos e o tráfego: “Estamos montando a parceria com a prefeitura para geração de empregos, será bom para nós e para a população. Além disso, já realizamos os estudos para apresentar nosso fluxo interno e os impactos no tráfego na região”.