Mais de 100 animais foram resgatados nos primeiros 20 dias de trabalho da Secretaria Municipal de Proteção ao Animal

Pet-03

Secretario Vinicius Cordeiro/Divulgação

 

Mais de cem animais de todas as espécies já foram resgados pela equipe do secretário Vinicius Cordeiro, que é composta por veterinários especialistas em várias áreas. Uma das primeiras ações do secretário Vinicius foi uma visita ao abrigo Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde recebeu voluntários, servidores e protetores.
“Ações emergenciais já estão sendo planejadas afim de aumentar as equipes na área de guarda do abrigo público, e reparos em algumas instalações”.
Uma novidade é que a partir de agora a secretaria atuará em defesa dos equinos e animais de grande porte. Deflagrando ações de fiscalização, monitoramento e controle de maus-tratos. O secretário pretende também intervir na antiga prática de tração animal.

Tartaruga, Jabuti e macaco resgatados
Há uma semana uma tartaruga aquática foi abandonada em frente ao abrigo público, fazenda modelo, os profissionais a resgataram e a mesma já foi adotada e levada para a ONG Garra. O mesmo aconteceu com um jabuti que foi levado para a mesma ONG.
Mas quem chamou mesmo a atenção durante as operações realizadas pela pasta, foi o Caco, uma espécie macho de macaco-prego (Sapajus spp), resgatado após denúncia anônima.
“Muito dócil, estava abandonado em uma casa na zona Oeste da cidade, em um local inadequado e muito sujo, o que poderia acarretar sérios riscos à saúde do animal. Em uma parceria inédita com o Santuário de Animais Silvestres “Animal Care”, Caco foi encaminhado ao local e já está convivendo com outros primatas da mesma espécie, sendo bem tratado, sobretudo, respeitado”, disse Vinicius.

Subsecretaria de Proteção Animal volta a ser Secretaria Municipal

Desde a posse do prefeito Eduardo Paes no dia primeiro de janeiro de 2021, a antiga Subem, deixou de ser subsecretaria, como havia determinado o então prefeito Marcelo Crivella, e voltou a ter status de secretaria.

À frente da pasta está o secretario Vinicius Cordeiro, que já ocupou o cargo em 2016, na segunda gestão de Paes, tendo deixado o posto com os melhores resultados alcançados desde os anos 2000.

Cordeiro destacou que a política pública de proteção aos animais tem crescido em todo o mundo e que o Rio de Janeiro foi a primeira grande cidade brasileira a criar uma secretaria específica para tratar dessa área.

“Infelizmente, a partir de 2017 vimos várias secretarias de Proteção e Defesa dos Animais serem transformadas em coordenações ou subsecretarias, o que diminuiu muito o orçamento das mesmas”, relembra.

De acordo com o novo secretário, o gesto do prefeito Eduardo Paes em voltar com a pasta recupera o prestígio dessa política pública.

“Vamos trabalhar muito para reconstruir e reaparelhar a secretaria, dando o destaque que ela merece”, disse Cordeiro. “Fico muito feliz em ocupar novamente essa posição, ainda mais sabendo que temos pessoas que se dedicam a essa causa e que vão ver no nosso trabalho uma referência nacional”, disse.