Mais de 30 locais no Rio e 4 cidades da Baixada Fluminense podem ficar sem água

Cedae - site

Falta de abastecimento já acontece há três semanas e mais de um milhão de pessoas já foram afetadas.

Mais de 30 localidades na cidade do Rio de Janeiro e quatro cidades da Baixada Fluminense podem ficar sem água a partir deste sábado (5) por conta de um problema em uma bomba da Elevatória do Lameirão. A falta de abastecimento já acontece há três semanas e mais de um milhão de pessoas já foram afetadas.

A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) passou a divulgar no seu próprio site um mapa com lugares que têm previsão de desabastecimento. Confira os locais:

Zona Oeste

Campo Grande
Senador Vasconcelos
Santíssimo
Jabour
Inhoaíba
Cosmos
Senador Camará
Rio da Prata
Sepetiba
Largo do Corrêa
Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Parte de Santa Cruz
Vila Valqueire

Zona Sul

Parte de Copacabana
Laranjeiras

Zona Norte

Tijuca
Rio Comprido
Riachuelo
São Francisco Xavier
Benfica
Rocha
Sampaio
São Cristóvão
Camarista Méier
Ilha do Governador
Realengo
Ricardo de Albuquerque
Anchieta
Madureira
Cascadura

Região central

Santa Teresa

Baixada Fluminense

Queimados
Nova Iguaçu
Japeri
Belford Roxo

Companhia foi multada
Na última quinta-feira, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa) multou a Cedae em R$ 1,35 milhão. A agência afirmou que faltou manutenção preventiva em motores da elevatória e a empresa chegou a admitir a falha.

Durante entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, o presidente da Cedae, Sergio Cabral de Sá, disse que um parecer apontou que a empresa falhou no planejamento de
manutenção e risco operacional. Além do desabastecimento no estado, também há uma apuração das medidas que foram tomadas para resolver a questão.

“Outras questões serão avaliadas ao longo da tramitação do processo, como a maneira como eles estão lidando com isso tudo, como eles estão dando resposta, o tempo em que eles vão resolver, se as informações estão sendo claramente prestadas”, explicou.

Fonte: G1.