Mais de 30 dias de funcionamento do Hospital Municipal de São João de Meriti

Meriti

Tenda de descontaminação para funcionários e pacientes do Hospital Municipal de SJM. Bianca falou sobre essa difícil fase em sua vida: superação/Divulgação/PMSJM

Hospital Municipal de São João de Meriti conta com leitos de UTI habilitados para pacientes com coronavírus

Após ser reaberto em 20 de maio de 2020, o antigo Posto de Assistência Médica – PAM foi reinaugurado na categoria de hospital municipal, o primeiro de São João de Meriti, contando inicialmente com 30 leitos de UTI.

A cidade foi a única do estado a conseguir habilitar leitos para pacientes de coronavírus no Ministério da Saúde. A informação foi dada pelo próprio prefeito, Dr. João Ferreira Neto, na última sexta-feira em entrevista à Rádio + FM Rio (99.1). O chefe do Executivo municipal explicou que a habilitação alivia as despesas da prefeitura na manutenção dessas unidades.

“Eu quero agradecer muito a todos os envolvidos nessa grande conquista para nossa população, todos aqueles que abraçaram a causa e fizeram São João de Meriti ser a primeira e única cidade do Rio de Janeiro a ter os leitos habilitados no Ministério da Saúde, o que auxilia a prefeitura, graças ao custeio do governo federal, a salvar as vidas da nossa população”.

Intertítulo – Cronograma de conclusão
A unidade, que já estava em obras antes da pandemia, teve o cronograma voltado para a conclusão do primeiro andar do prédio, aliviando a demanda dos pacientes da emergência de coronavírus da UPA de Jardim Íris, que passaram a ser transferidos para o novo hospital.

Desde que foi aberto, cerca de 90 pacientes já passaram pela internação, quase metade deles receberam alta. Diretor da unidade desde a inauguração, o Dr. Altair Soares falou sobre a rotina da unidade, “Aqui há pacientes que inspiram muitos cuidados porque a covid-19 é uma doença muito grave, entretanto estamos conseguindo aumentar o número de altas e essas pessoas estão podendo voltar para suas famílias”, disse.
O diretor elogiou o trabalho da prefeitura junto ao novo hospital, “O apoio dado pelo prefeito, Dr. João, e pela secretária de Saúde, Marcia Lucas, é muito importante para que nossa equipe possa desenvolver seu trabalho de forma séria e com muito respeito, além da equipe profissional completa, eles têm nos dado todo suporte necessário para fazermos o melhor. Quando conseguimos salvar uma vida e dar essa notícia para a família é muito gratificante”, completou.

Ficar internada por uma semana é “doloroso”
Moradora de Vilar dos Teles, a técnica em enfermagem, Bianca Oliveira (40), esteve internada na unidade por uma semana e falou sobre essa difícil fase em sua vida. “Quando você descobre que pegou a doença e vai precisar ficar longe da sua família para tratamento é muito doloroso, aprendi que sem família e amigos não somos ninguém e que a cada instante precisamos falar do amor que temos por eles, pois a vida é curta”, contou.

Curada da covid-19, Bianca agradeceu o tratamento recebido no hospital municipal, “Tive a oportunidade de ser tratada no hospital recém-inaugurado e por uma equipe de excelência. Eu sabia que, mesmo distante de minha família, eu estava sendo tratada dentro do meu município e por profissionais especializados, agradeço ao prefeito Dr. João, e a toda equipe”, disse.

Além dos aparelhos, o novo hospital conta ainda com uma usina de geração de oxigênio, equipamentos modernos e concentra ainda o moderno Centro de Imagem e Diagnóstico, que já atendia a população.

Reportagem:  Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São João de Meriti