Lula vence Bolsonaro no primeiro turno da eleição, aponta pesquisa Vox Populi

Levantamento ex-presidente na preferência do eleitorado em detrimento de Jair Bolsonaro diante da pandemia/Reprodução

Gráfico mostra que Lula é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno/Metrópole

Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade pelo Metrópoles mostra que o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno.

O Vox Populi fez levantamento espontâneo e estimulado. A pergunta foi: “Embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”.

Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43%. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atinge 24%. Mais distante aparecem Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%). Nesse caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula.

No caso da escolha espontânea, Lula aparece com 33%; Jair Bolsonaro, com 19%; e Ciro Gomes, com 2%.

Segundo turno
No segundo turno, diante de cenários contra Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), o petista também leva vantagem.

Contra o atual presidente, Lula tem 55% das intenções enquanto Bolsonaro fica com 28%. Ninguém/branco/nulo são 14% e 3% não sabem. Com Ciro Gomes, a vantagem é de 52% contra 19%. E diante de Doria, a vitória seria mais tranquila: 56% contra 14%. Nesse caso, o governador paulista tem menos intenções do que a categoria ninguém/branco/nulo (27%).

A amostra nacional é de 2 mil entrevistas, aplicadas em 119 municípios, com estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa da Vox Populi foi feita entre 12 e 16 de maio, de forma quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, e com o uso de tablets. A entrevista ocorreu com brasileiros com 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Bolsonaro tem a pior avaliação desde o início do governo

Ainda de acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada pelo Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu a pior avaliação desde o início do governo. A percepção negativa das ações do governo federal diante da pandemia do novo coronavírus também alcançou nível bastante alto.

No levantamento, 48% dos entrevistados avaliam de forma negativa o governo Bolsonaro, sendo que em junho de 2020, esse número era de 44%; e em abril de 2020, 38%. Já os que apontam o desempenho positivamente estão em 22% – nas duas pesquisas anteriores, respectivamente, os índices eram de 31% e 35%.

Aqueles que avaliam de forma regular também aumentaram: 30%. Em em junho de 2020, o índice atingiu 23%; e em abril de 2020, 24%.

Houve também um crescimento da insatisfação em relação ao Brasil. São 72% insatisfeitos contra 27% dos satisfeitos. Em maio de 2008, o índice de satisfação chegou a 67%.

O Vox Populi também fez uma pergunta sobre a expectativa e a realidade do presidente: “Quando Bolsonaro foi eleito, muitas pessoas achavam que ele era um cara diferente, que ia mudar a política e fazer um governo mais próximo das pessoas comuns. Hoje, dois anos e meio depois, você acha que Bolsonaro é o que ele dizia ser, ou não?”

No resultado, 30% responderam que o atual chefe do Executivo nacional era quem dizia ser. Entretanto, 65% apontam que Bolsonaro não era quem dizia ser.

Avaliação por área e pandemia
Na avaliação do governo Bolsonaro por áreas, os piores desempenho são em valorização do salário mínimo (64% de percepção negativa), imagem do Brasil no exterior (62%) e diminuição da desigualdade entre ricos e pobres (65%). Interessante notar que entre dezembro de 2019 e a atual pesquisa, houve um aumento do índice positivo sobre a saúde (de 12% para 16%), apesar da pandemia.

A pandemia, aliás, foi alvo da pesquisa da Vox Populi. Em um dos pontos, foi perguntado aos entrevistados sobre a responsabilidade do governo Bolsonaro nas mortes por Covid-19 no Brasil.
Na sua opinião, o quanto Bolsonaro é responsável pelas mortes por coronavírus no Brasil?

Na pesquisa, 62% dos entrevistados avalia negativamente o governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, enquanto 15% têm percepção positiva. Em junho de 2020, esses números eram, respectivamente, 49% e 24%; e em abril de 2020, 42% e 34%. O Vox Populi também perguntou se o presidente estava certo, sendo contra o isolamento social, ou estava errado. Nesse caso, 34% apontaram que Bolsonaro estava certo, enquanto 62% acreditam que ele estava errado.

O auxílio emergencial também foi abordado no levantamento, em relação ao valor menor pago a partir deste ano. “Na sua opinião, diminuir o valor do auxílio está certo, pois o governo diz que não tem dinheiro, ou está errado, o governo deveria ter mantido o valor do auxílio em R$ 600”, questionaram os agentes do Vox Populi. Então, 79% responderam que o governo está errado, enquanto 17% acreditam no acerto.

O levantamento foi realizado entre 12 a 16 de maio de 2021, de foram quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas com o uso de tablets. População brasileira com 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos eram o público-alvo.