Japeri entrega kits de alimentação escolar para rede municipal a partir de hoje

A entrega é realizada mediante documento de identificação/Divulgação/PMJ

Ao todo, mais de 14 mil estudantes da rede municipal serão contemplados a partir de hoje.

Em decorrência da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Japeri está revertendo os alimentos que fazem parte da merenda escolar em kits complementares de alimentação escolar para todos os alunos da rede municipal. A distribuição começa hoje e vai até a próxima quinta-feira.A entrega é realizada mediante documento de identificação. Os pais e responsáveis devem se dirigir às unidades de ensino de acordo com a data marcada utilizando máscara e respeitando o distanciamento social.

A retirada dos kits acontecerá de acordo com o turno de cada aluno: quem estuda de manhã poderá buscar o kit das 8h às 11h; os estudantes da tarde devem comparecer às escolas das 10h às 13h e os do turno da noite, podem retirar os alimentos das 16h às 19h.

Caráter excepcional
A iniciativa está de acordo com a Lei Federal 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública.

O kit é composto por 2kg de arroz, 1kg de feijão, 1kg de macarrão, 1 garrafa de óleo, 1kg de açúcar, 1kg de sal, 800g de leite em pó, 350g de extrato de tomate, 400g de achocolatado, 1 pacote de biscoito e 2 latas de sardinha. Vale ressaltar que o complemento alimentar é entregue por aluno, ou seja, se uma família tiver dois filhos matriculados na rede municipal de ensino, receberá dois kits.

Aulas presenciais
De acordo com a secretária municipal de Educação, Professora Caroline Ontiveros, o benefício será mantido enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. “A pandemia da Covid-19 afetou diversas famílias, e muitas delas aproveitam o complemento alimentar para diminuir as despesas da casa. Para ajudá-los, continuaremos garantindo que todos os nossos alunos recebam o kit durante as aulas remotas”, declarou a educadora.

Volta às aulas de forma remota
Devido à pandemia do novo coronavírus, a volta às aulas da rede municipal de ensino de Japeri se deu de maneira responsável. Para garantir a segurança dos pequenos, a Secretaria Municipal de Educação deu início ao ano letivo de 2021 nos primeiros dias de fevereiro de forma remota, ou seja, a distância. Com relação ao retorno das aulas presenciais, ainda não há previsão.

Os alunos matriculados na rede municipal de ensino – que conta com 30 escolas e 4 creches – têm acesso às atividades escolares através do site www.eadsemedjaperi.com.br, portal que é abastecido regularmente pelos educadores. Aqueles que não têm acesso à internet ou impressora têm acesso ao material impresso diretamente na unidade de ensino onde estão matriculados.