Japeri distribui plantas no Dia Mundial da Água

17309048_1482369561775703_7943221285360698986_n

Cerca de 400 mudas de espécies nativas da mata atlântica foram distribuídas pela Prefeitura de Japeri, na manhã desta quarta (22). A iniciativa da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), que aconteceu no centro de Engenheiro Pedreira, foi para lembrar o Dia Mundial da Água.

Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar. Além disso, uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia, auxiliando no combate às enchentes. E, estes são apenas alguns dos benefícios. O plantio de árvores é necessário, pois árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo. A copa das árvores também protege o solo da chuva direta.

Durante a ação, Agentes de Fiscalização da Semades, também distribuíram folhetos informativos sobre o consumo consciente da água. “Esta é mais uma iniciativa para despertar nos moradores a importância de cuidar do meio ambiente. A prefeitura está promovendo várias iniciativas que vão mudar a realidade da cidade”, explicou o secretário da Semades, Kerly Bezerra Gustavo.

“Nunca tinha pensado na relação da água com as plantas. Eu sabia dos benefícios que elas provocam na qualidade do ar e na temperatura do ambiente. Achei ótima iniciativa”, comentou a dona de casa Lídia Fernandes. Entre as espécies que foram distribuídas estavam Babosa Branca, Jenipapo, Ingá e Ypê.

A mobilização pelo Dia Mundial da Água continua na quinta (23). A ação acontecerá na Praça Leni Ferreira, no Centro de Japeri, a partir das 10h.