INCA pede doações de sangue para aumentar o estoque 

Estoques do Instituto Nacional de Câncer estão baixa/Reprodução

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) pede à população que doe sangue para aumentar seus estoques. A coleta, que começou ontem, poderá ser realizada até a próxima segunda-feira. Há preocupação por conta do feriado do próximo dia 7. A assessoria de imprensa do instituto informou que tratamentos oncológicos não podem parar e muitos pacientes dependem da doação de sangue.

O instituto destaca que doar sangue é seguro. Pessoas que já tiveram Covid-19, com sintomas leves, podem fazer a doação: basta aguardar pelo menos 30 dias após cessarem todos os sintomas. Já as que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem aguardar 14 dias após o último dia de contato.

Para quem se vacinou recentemente, também há tempo mínimo de espera. No caso da CoronaVac é preciso esperar 48 horas. Já para as vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o tempo mínimo é de sete dias.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde. É necessário apresentar documento com foto, e menores de 18 anos só podem fazer a doação com o consentimento formal dos responsáveis. Não é necessário estar em jejum, mas é
importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar, temporariamente, assim como grávidas e mulheres
no pós-parto.

O banco de sangue do instituto fica na Praça Cruz Vermelha, n° 23 / 2° andar, no Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.