Idosos reclamam de dificuldade para agendar exames

mensagemdetran

Idosos que precisam renovar a carteira nacional de habilitação (CNH) reclamam da dificuldade no agendamento nos postos do Detran do Rio de Janeiro. A dificuldade, segundo eles, ocorre pela pouca quantidade de postos que estão oferecendo a gratuidade para o exame de vista, necessário para a renovação do documento.

A reportagem do portal de notícias G1 foi até o posto do Detran na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, em busca de informações sobre o agendamento gratuito para idosos, mas, quem chega ao local, é orientado a procurar um dos quatro postos que oferecem esse tipo de serviço: Duque de Caxias, Jacarepaguá, Recreio e Itaboraí.

Segundo uma funcionária do posto do Centro, os exames de vista gratuitos não estão mais sendo feitos há, pelo menos, dois meses. A alternativa para quem precisa renovar a carteira de habilitação é pagar pelo exame e só assim pode ter facilidade no agendamento. O serviço de gratuidade do exame de vista era uma concessão do Detran e não existe uma lei que obrigue o órgão a disponibilizar o exame para os idosos. Já a isenção do pagamento da taxa do Duda continua sendo gratuita.

Segundo os funcionários do Detran, o agendamento para esse serviço deve ser feito por telefone ou pela internet. Na tarde de ontem, o G1 tentou simular um agendamento para idoso pela internet, mas a mensagem que aparecia no fim da solicitação informava que não havia vagas para o atendimento prioritário.

O Detran divulgou uma nota falando sobre as dificuldades do agendamento e aconselhando os idosos que precisam realizar o exame: ‘O Detran assegura a gratuidade das taxas (DUDA) para os idosos renovarem a CNH, como concede a Lei Nº 4085, o que não inclui o exame médico, que é prestado por clínicas particulares credenciadas e deverá ser pago à parte. A gratuidade dos exames médicos foi considerada inconstitucional e foi retirada. Portanto, os exames médicos gratuitos são apenas uma concessão do Detran, sem previsão legal, e é oferecido em algumas clínicas conveniadas que atendem a todos que tiram ou renovam a habilitação, que nos cederam 10% de suas vagas para a gratuidade desse público. Os idosos que tiverem urgência em realizar o serviço de renovação da CNH e não puderem esperar poderão fazê-lo com a opção de pagamento do exame, mantida a isenção do Duda’.