Hospital no Rio faz apelo por doações de sangue

image

image

O Hospital Universitário Pedro Ernesto, um dos mais importantes do Rio, está precisando de doação de sangue com urgência. O estoque está tão baixo que duas cirurgias já tiveram que ser desmarcadas.

Cada doação de sangue pode salvar até três vidas. Os doadores não precisam estar em jejum. Aliás, a recomendação é que os doadores compareçam à unidade de saúde bem alimentados.

“Tivemos uma queda de 50% da doação de sangue no hospital nas duas últimas semanas e isso impactou bastante no desenvolvimento das nossas atividades. Tivemos que suspender duas cirurgias na semana passada: uma cirurgia cardíaca e uma cirurgia urológica porque os pacientes eram O negativo, tínhamos outras emergências O negativo. Estamos com o estoque crítico desse tipo sanguíneo,” explicou Flávia Bandeira, coordenadora do banco de sangue do hospital.

O apelo não se restringe somente às pessoas que têm sangue O negativo, mas a todas que puderem doar. “A doação de sangue é um ato voluntário, não deve acontecer somente em picos, mas ter uma constância. Precisamos de 25 a 30 doadores por dia, pelo menos”, destacou a médica.

SERVIÇO:
Hospital Pedro Ernesto
Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 109, Vila Isabel