HGNI registra aumento no número de exames de imagem

HGNI registra aumento no número de exames de imagem

HGNI registra aumento no número de exames de imagem

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/ Hospital da Posse), maior emergência da Baixada Fluminense, vem registrando um aumento significativo no número de exames de imagem. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 20 mil exames já foram realizados, representando quatro vezes mais procedimentos do que os realizados durante todo o ano de 2012, ou seja, um aumento em torno de 1.400%.

Nos últimos três anos (2013 a 2015), foram realizados mais de 75 mil exames de alta e média complexidade, como tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia e Raio-X. O aumento na procura pelo atendimento de urgência e emergência de pacientes de outros municípios, gerado pela carência de unidade de saúde na região é um dos principais fatores para este aumento.

“A atual gestão encontrou muitos equipamentos sucateados e alguns parados. Foram consertados e novos adquiridos. Os investimentos em equipamentos de ponta e a manutenção dos mesmos precisam ser constantes para um diagnóstico preciso e uma assistência mais completa. E foi isto que fizemos”, afirma o diretor do hospital, Joé Sestello, ressaltando o aumento significativo no atendimento.

“Apesar de toda crise na saúde, não deixamos de atender. Porém, a dificuldade na oferta de atendimento em outros municípios em relação aos exames complementares e atendimento básico, impacta diretamente o Hospital da Posse, que apesar de ser municipal, acaba atuando como regional”, esclarece.

Pablo Soares, morador de Mesquita, sofreu uma queda em casa e procurou a unidade com dores na cabeça. “Vim direto para emergência do Hospital da Posse. Foi um susto, mas um alívio poder ter sido atendido na emergência e logo em seguida ter feito uma tomografia para descartar qualquer problema que pudesse ter sido provocado pela queda”, disse.

Os exames realizados na unidade são destinados a pacientes internados e também agendamentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde através da Central Municipal de Regulação para moradores de Nova Iguaçu.