Governo revoga nomeação de filha do ex-vereador Jerominho

Hellen Patricia, Jerominho e Carminha Jerominho

Pai, irmão, tio e ex-marido de Helen Patricia foram condenados por envolvimento com a milícia/Reprodução

Hellen Patricia Guinâncio Guimarães não ficou muito tempo no cargo. A nomeação foi revogada hoje (25) pelo governo do Rio de Janeiro. A informação foi publicada no Diário Oficial do estado. Ela é filha do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, condenado e preso por quase 11 anos acusado de chefiar a maior milícia da Zona Oeste da capital, a ‘Liga da Justiça’.

Helen tinha sido nomeada para um cargo de confiança na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Além de filha de Jerominho, ela é sobrinha do ex-deputado estadual Natalino Guimarães, que também tem envolvimento com a milícia.

A revogação da nomeação ocorreu depois que o jornalismo da TV Globo questionou o governo estadual sobre a escolha. A pasta não chegou a esclarecer de quem foi a indicação e qual o motivo da escolha.

Em nota, o órgão disse: “A Secretaria de Agricultura informa que a nomeação de Helen Patrícia Guinâncio Guimarães será revogada. Vale ressaltar que como não foi realizada a posse no cargo, Helen não consta na folha de pagamento do Estado”.

Liga da Justiça
A organização criminosa explorou venda de gás, gatonet e transporte alternativo, além de montar um grupo de extermínio para quem não se rendesse. Luciano Guimarães, irmão de Helen, era um dos executores do grupo. Ele cumpre mais de 35 anos de pena por homicídio, extorsão e formação de quadrilha.

Hellen é ex-mulher de André Malvar, o braço operacional da quadrilha que também assassinava os inimigos, segundo os investigadores. No caso dele, as condenações podem passar de 90 anos. Malvar é um dos 20 presos mais perigosos do Rio, considerado de altíssima periculosidade.

Em novembro de 2020, a Polícia Federal fez uma operação que teve a família Jerominho como alvo. Os investigadores suspeitavam da tentativa da família de retomar o poder com cargos no Executivo e no Legislativo. Helen foi uma das investigadas.

Helen é irmã da ex-vereadora Carminha Jerominho, que foi eleita em 2008 e cassada por arrecadação ilegal de recursos — decisão que acabou sendo revertida quatro anos depois.

Cidade Integrada
A nomeação de Helen foi publicada no mesmo dia em que o governo do estado anunciou um novo projeto de segurança pública, o Cidade Integrada, pra retomar territórios dominados pelo tráfico e pela milícia.

Uma das comunidades que devem receber o novo projeto é Rio das Pedras. Foi nessa favela em que o ex-marido da nova assistente do governo assassinou o ex-inspetor da Polícia Civil Félix Tostes, apontado como o responsável pela milícia da comunidade.