Governo do RJ e Le Cordon Bleu selecionam bolsistas

Gestão da Faetec e da Le Cordon Bleu com o aluno Rene Kohl/Divulgação

Os 25 aprovados vão estudar no renomado instituto internacional de culinária.

Frango Poché Sauce Suprême e Torta de Maçã. Esse é um tradicional menu da culinária francesa, que garantiu a concessão de bolsas de estudos para 25 candidatos na renomada escola de gastronomia: Le Cordon Bleu. O número de vagas foi o maior já ofertado pelo instituto e o Governo do Estado, por meio da parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A lista completa dos aprovados já está disponível no site da Selecon (selecon.com.br).

“Em nome do governador Cláudio Castro, eu agradeço a parceria com a Le Cordon Bleu por oportunizar a esses jovens a perspectiva de um mundo melhor e de dias melhores. Esse é o momento em que a gente se sente realizado por alavancar a economia do estado e por gerar oportunidade para quem tem menos espaço dentro do mercado de trabalho. Que, futuramente, esses jovens possam transmitir a mensagem de que vale a pena se dedicar aos estudos e de que há oportunidade para aqueles que muito trabalham” comemorou o secretário Dr. Serginho.

Processo em três fases
O processo seletivo contou com três fases: sorteio, prova objetiva de português e matemática e um teste de habilitação específica. A terceira e última fase do processo seletivo aconteceu na sede da Le Cordon Bleu em Botafogo. Mais de mil candidatos se inscreveram para concorrer às bolsas de estudo.

“O resultado desse processo seletivo foi emocionante para nós. É uma alegria ver que a Faetec e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estão cumprindo com a sua missão de incluir o cidadão no mercado de trabalho através de cursos de qualificação profissional e técnico. Que possamos ofertar cada vez mais essas oportunidades. Para mim, todos eles já são vencedores e tenho certeza de que saíram desse curso direto para o mercado de trabalho”, salientou o presidente da Faetec, João Carrilho.

Curso com bolsas de 100%
Na sua primeira tentativa no processo seletivo da Faetec/Le Cordon Bleu, a candidata Sabrina de Araújo conquistou a bolsa de 100% e ainda foi eleita um dos destaques entre os participantes pelos chefs da escola francesa de culinária. Para a jovem de 21 anos, moradora de Nova Iguaçu, a gastronomia sempre foi um sonho e vai aproveitar cada orientação e ensinamento dos renomados profissionais.

“Nossa.. foi muito emocionante ficar entre os cinco melhores do processo e ainda ouvir que já estou no nível dos estudantes da escola. Eu amo cozinha e faço isso desde muito pequena. Já havia tentado seguir outras carreiras, mas nunca me identifiquei. Pretendo aprender o máximo que eu conseguir, desenvolver o meu estilo de cozinhar e me destacar nessa arte que é a gastronomia. Não esperava por essa conquista. Mas ficar entre os melhores foi surpreendente”, celebrou Sabrina de Araújo.

Todos ganharão o curso de Educação Profissional
O Teste de Habilidade Específica aplicado aos concorrentes contou com a preparação de pratos de Pâtisserie e Cuisine. Doce não é o forte do candidato Rene Khol, mas segundo ele conta, foi justamente o que garantiu sua. Todos os 25 selecionados ganharão o curso de Educação Profissional – Cordon Tec, com a cobertura de 100% dos custos educacionais. Com duração de 12 meses, a formação fornece habilidades e conhecimentos necessários para que o profissional desenvolva competências tanto na cozinha quanto na confeitaria. Para a moradora de São Gonçalo, Suelen da Silva, de 31 anos, essa bolsa vai mudar a sua vida. O seu sonho é abrir o próprio restaurante após a conclusão do curso.

O Cordon Tec tem carga horária de 800 horas e ensina técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. O estudante recebe as mesmas técnicas dos cursos clássicos da Escola Culinária, com a oportunidade de realizar estágio supervisionado no restaurante-escola e no café-confeitaria.