Fim de semana na Baixada: Meias Verdades estreia no Teatro Sesi Caxias

meias-verdades-cia-arte-popular-teatro-sesi-caxias-foto-marcio-leandro

Cia. de Arte Popular comemora 20 anos nos palcos com espetáculo diferente de tudo que já fez.

No ano em que completa 20 anos ininterruptos de atividade teatral, a Companhia de Arte Popular, de Duque de Caxias, leva aos palcos o espetáculo Meias Verdades, com texto de Cesário Candhí e direção e encenação de Marcos Covask, para falar sobre relações humanas e marcar uma guinada no trabalho da companhia.

Em um tempo em que tudo parece ruir, em que os princípios primordiais do respeito e do amor soam como ilusões ou utopias, o espetáculo “Meias Verdades”, com palavras mudas e silêncios gritantes, traz Cesário Candhí e Nancy Calixto como dois indivíduos que se desvencilham de suas amarras cotidianas para se mostrarem inteiros, em um profundo debate sobre as diferenças. Os personagens revelam vozes solitárias e um desejo enorme pela escuta de um “outro” que complete suas meias verdades, fazendo dele um motivo vital para sua existência. O texto questiona se ainda é possível sonhar um mundo diferente do que é apresentado. Serão eles capazes de mudarem o caminho de suas próprias histórias? Ainda é possível inventar um final feliz para nosso próprio conto cotidiano? Ou ficaremos a mercê do fluxo desta vida, que roda sem fim?

O projeto de encenação de “Meias Verdades” surgiu a partir da necessidade artística da Cia. de Arte Popular, uma das mais longevas companhias de teatro da Baixada Fluminense, de desenvolver no palco um texto contemporâneo que perpassasse a linguagem realista, criando uma ruptura com seu próprio histórico e também um novo foco de trabalho, distante da estética que permeava suas pesquisas desde a estreia. Afastando-se do teatro de cultura popular e de rua que a tornou conhecida por trabalhos que se destacaram na região e em outros estados (como “A Farsa do Amor Acabado”, “A Incrível Peleja de Simão e a Morte” e o infantil “Lixo no lugar errado?! Tô fora!”), a companhia traz uma história que se passa numa época em que os laços afetivos são firmados em links virtuais, onde tudo é muito passageiro e escorregadio. Encenar “Meias Verdades” no atual contexto social traz ao público esse debate sobre a diferença, o diverso, e ao mesmo tempo o que nos identifica: a busca da felicidade em todos os seus meandros pós-modernos. Nada melhor para celebrar 20 anos.

A Cia. de Arte Popular faz parte da Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação.

Foto: Marcio Leandro

Serviço

Meias Verdades

Texto: Cesário Candhí
Direção e Concepção: Marcos Covask
Gênero: Teatro Adulto
Data: 9 de junho de 2017
Horário: 20h
Local: Teatro Sesi-Caxias
Endereço: Rua Artur Neiva, 100 – Vinte Cinco de Agosto, Duque de Caxias.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$20,00 (inteira)

Via: www.culturabxd.com

Deixe um Comentário