Feira de Economia Solidária enche bagagem de artesãos meritienses

Divulgação (3)

Divulgação (1)

Na mala muita expectativa, vontade de aprender e trocar experiências, assim os artesãos de Japeri embarcaram rumo ao maior evento de Economia Solidária da América Latina. A Prefeitura do município, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho (SEMAST), representados por duas técnicas e dois artesãos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Cancela), localizado no centro da cidade, viajaram até Santa Maria, no Rio Grande do Sul para participarem da 23ª FEICOOP – Feira Latino Americana de Economia Solidária.

Os diversos núcleos do CRAS que estão presentes em todo o município têm o papel fundamental dentro da sociedade, realizando trabalho de fortalecimento de vínculos familiares. Inseridos nesse contexto, estão os artesãos da cidade que usam sua arte para sustento próprio e de suas famílias, além de promover a inclusão social.

A SEMAST com o apoio e parceria de outras secretarias como Agricultura e Pesca (SEMAPE) e Cultura (SECULT), trabalhou junto com a equipe do CRAS para expandir o projeto criado para os trabalhadores, como a exposição das suas peças na Feira da Roça e participação no Plano Municipal. Mostrando a esses artistas a importância deles dentro do município e como eles podem ser grandes empreendedores.

“Ficamos felizes por ter essa oportunidade única. Encontrar pessoas dos quatro cantos do Brasil e de outros países foi enriquecedor. Nós entendemos a importância em investir em nossos artesãos, pois além valorizar o trabalho que é nosso, da nossa cidade, estamos incentivando o empreendedorismo desses trabalhadores”, relatou Adriana Silva, Coordenadora do CRAS Cancela.

O Poder Executivo também contou com a ajuda de muitos bons parceiros que ajudaram nesta empreitada, acreditando nos profissionais que fazem da sua arte, fonte de vida.

 

Conheça mais do trabalho dos artesãos e visite as redes sociais: facebook.com/artesaosjaperi e no Instagram: @artesosjaperi.