Feijoada da Tia Surica agora é Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro

Tia Surica completou 81 nesta quarta-feira

A tradicional Feijoada da Tia Surica é oficialmente um Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. A honraria foi oficializada no dia do aniversário de Tia Surica, que completou 81 anos na última quarta-feira. De autoria do deputado Dionísio Lins (Progressista), a lei que garantiu o título ao prato tradicional foi sancionada pelo governador em exercício, o deputado André Ceciliano (PT).

O reconhecimento das autoridades do estado só reforça o sucesso do tempero e da história de Ivanette Ferreira Barcellos, mais conhecida como Tia Surica, uma das grandes figuras da Portela. Eterna pastora da Velha Guarda da agremiação azul e branca de Oswaldo Cruz, Tia Surica sempre foi uma grande cozinheira, muito reconhecida na região por conta da feijoada servida em eventos da escola.

Com o sucesso, a feijoada servida na Portela tornou-se um ponto de encontro de sambistas, personalidades cariocas e turistas ao longo dos últimos 17 anos.

Em um vídeo divulgado pela Portela, Tia Surica agradeceu as mensagens de carinho que recebeu pelo seu aniversário. “Eu estou aqui para agradecer essas homenagens maravilhosa que me prestigiaram. Eu quero agradecer a todos que estão aqui comigo, me prestigiando e comemorando. Eu sempre digo e repito, eu quero receber flores em vida. E aproveitando a oportunidade, saber que minha feijoada virou patrimônio tombado. Muito obrigado a todos pelo carinho de vocês”, disse Surica.