Falso policial civil é preso acusado de aplicar golpes em várias vítimas no Rio

Enzo Gregório de Castro Martins já tem passagens por outros cinco crimes

Bandido procurava pessoas endividadas e pedia dinheiro para supostamente resolver problemas financeiros

A vida de golpista protagonizada por Enzo Gregório de Castro Martins, de 22 anos, chegou ao fim da linha nesta quinta-feira (28) quando agentes da delegacia de polícia da Tijuca (19ª DP), na Zona Norte do Rio, tiraram o policial de circulação.
Acusado de aplicar golpes, fingindo ser policial civil, ele preso em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Na ação, os agentes apreeenderam farda falsa, colete à prova de balas e réplica de armas.

Segundo as investigações, Enzo procurava nos noticiários pessoas supostamente envolvidas em crimes, fazia contato com elas, na maioria das vezes pelo celular, e se apresentava como a agente. O criminoso pedia dinheiro em troca de tentar ‘resolver’ o problema, oferecendo supostas benesses para essas vítimas. Para o delegado Gabriel Ferrando se passar por agente da Polícia Civil era apenas um dos muitos golpes que Enzo praticava.

“É um indivíduo com grande conhecimento técnico. Podemos até denominá-lo como sendo um hacker, que pratica fraudes de inúmeras modalidades no ambiente virtual, pela internet”, disse o titular da unidade.

Golpe pelo celular
Além da extorsão, o bandido também aplicava golpes usando o celular, criava cartões de crédito em nome de terceiros, pedia hospedagem em hotéis de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e pedia comida pelo celular em nome de outras pessoas.

A polícia informou que o criminoso chegou a receber dinheiro de vítimas que eram extorquidas por Enzo. Elas pagavam achando que iriam receber alguma benesse de alguém que sequer é policial. “Ele será responsabilizado por essa extorsão também”, disse o delegado. Enzo tem passagens por furto, lesão corporal, ameaça, apropriação indébita de veículo, receptação e extorsão.