Fake news: Twitter amplia parceria com TSE

Assuntos referentes à confiabilidade das urnas ou biometria, por exemplo, levarão diretamente a “Moments”/Reprodução

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (20) um pacote de iniciativas para as eleições de 2022. O enfoque principal é combater fake news, desinformação, tirar dúvidas do eleitorado e estimular a conversa sobre o tema.

O líder de curadoria do Twitter na América Latina, Leonardo Mota, anunciou uma ampliação da parceria oficial com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um dos recursos é o aviso de busca: assuntos referentes à confiabilidade das urnas ou biometria, por exemplo, levarão diretamente a Moments produzidos pelo Twitter em conjunto com o órgão federal.

Outras novidades anunciadas pelo Twitter: a etiqueta que denuncia tuítes como “Enganoso”, que existe desde abril, levará agora para uma página de Moments específica a respeito do assunto, com conteúdos de fontes confiáveis, selecionados pela equipe de curadoria da plataforma.

Estes Moments serão alguns dos recursos de “alfabetização midiática”, que tem como objetivo ensinar o usuário a detectar fake news. Os próprios perfis oficiais do Twitter começarão, em agosto, uma campanha com esse intuito.

Ainda em agosto, será ativado um chatbot, em parceria com a organização da sociedade civil Politize, para tirar as principais dúvidas dos eleitores.

A identificação dos conteúdos enganosos será feita pelo algoritmo da rede e por uma equipe de jornalistas, atuando 24 horas nos sete dias da semana.

Mudança principal
Na interface, a mudança principal será uma nova aba na seção “Explorar”, que receberá o nome “Eleições 2022”. Serão concentrados os tuítes e Moments a respeito dos temas mais importantes do momento.

O UOL informou que para os eleitores de dez estados, a aba terá uma atualização local, com informações específicas: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.