Fachin reafirma segurança do sistema eleitoral

Ministro Edson Fachin criticou declarações feitas pelo presidente Bolsonaro/OAB/Reprodução

Em evento virtual de combate à desinformação, promovido pela OAB Paraná, o ministro Luiz Edson Fachin reafirmou, nesta segunda-feira (18), a integridade do sistema eleitoral brasileiro e, mesmo sem citar diretamente Jair Bolsonaro (PL), fez críticas a declarações proferidas pelo presidente da República, que voltou a levantar, sem provas, suspeitas já esclarecidas sobre as urnas eletrônicas.

Segundo Fachin, o debate político atual “tem sido achatado por narrativas nocivas que tensionam o espaço social”. Sem dizer a quem atribui o que chamou de achatamento de narrativa, ele afirmou que as declarações feitas nesta segunda (18) “buscam, sem muito disfarce, diluir a própria República e a constitucionalidade”.

“É hora de dizer basta à desinformação. É hora também de dizer não ao populismo autoritário, que coloca em xeque a conquista da Constituição de 1988”. O ministro também disse que o tribunal é e sempre foi aberto ao diálogo, reforçando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceita críticas e aprimoramentos, mas “intervenções na Justiça Eleitoral, jamais”.