Exposição dos absurdos vai passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo, com entrada gratuita

A obra Swimming Pool causa a impressão de que as pessoas estão debaixo d'água/Thais Pimentel/g1

Surrealismo

Piscina que não molha e nuvem em caixa estão na exposição que vai “Tensão”, exposição do argentino Leandro Erlich, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte, apresenta um mundo surreal para quem visita o espaço. O artista brinca com a realidade, criando salões de beleza com espelhos sem reflexo, elevadores ilusórios, janelas de avião e até “nuvens aprisionadas”.

Uma das 19 obras mais populares e espantosas é a “swimmimg pool” – piscina – instalada no pátio do CCBB. O visitante pode “entrar para um mergulho” e terá a sensação de que está debaixo d’água, mesmo sem se molhar.

Quem enxerga do alto, tem a impressão que as pessoas ao fundo estão mesmo “mergulhadas” e até mesmo molhadas. Mas todo mundo sai sequinho. A proposta do artista é confundir. Embaralhar as sensações, deixando a nossa imaginação mais livre. Em uma das salas, o cinema é a inspiração e convida o visitante a dar uma espiada em cartazes inspirados na própria obra de Erlich.

Belo Horizonte é a primeira cidade brasileira que recebe a exposição. Ela fica em cartaz no CCBB até o dia 22 de novembro e a entrada é gratuita. “A Tensão” ainda seguirá para Rio de Janeiro e São Paulo.