Ex-gerente é preso por desvio de R$ 8 milhões da conta de cliente morto

Rafael de Souza Ferreira é apontado como chefe da organização/Divulgação

Gerente ainda coagiu viúva a mentir para sair ileso/Reprodução/PCERJ

O ex-gerente de banco Rafael de Souza Ferreira foi preso na última quinta-feira por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), acusado de chefiar uma quadrilha especializada em fraudes de transações bancárias que conseguiu desviar R$ 8 milhões da conta de um cliente já falecido.

Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Outros dois gerentes atuavam em conjunto com ele para aplicar os golpes.
O trio de criminosos simulava o resgate do fundo de previdência de clientes falecidos, transferindo os valores para as contas pessoais de seus cônjuges, através de cheques administrativos. A fraude foi detectada pelo mecanismo de segurança da instituição bancária que acionou a DRF para apurar o caso.

As investigações apontam que, após os valores desviados, os integrantes da organização criminosa faziam a compra de imóveis e veículos. Rafael chegou a comprar uma casa de luxo na Zona Norte do Rio.

Ao tomar conhecimento que a fraude havia sido identificada, Rafael procurou a viúva do cliente, uma mulher idosa e tentou induzi-la a assinar um documento declarando que seu falecido companheiro tinha o desejo de doar a quantia aos gerentes da instituição bancária. Ao negar o pedido do ex-gerente, a vítima e seu advogado foram ameaçados e um novo inquérito policial pelo crime de coação foi adicionado no curso do processo de fraude.

Os outros dois envolvidos nos crimes foram denunciados por furto duplamente qualificado, associação criminosa e lavagem de capitais, inclusive com pedido de sequestro de bens.