Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro conquistam 272 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras

Olimpíada

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual do Rio de Janeiro se destacaram na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. Os alunos conquistaram um total de 272 medalhas, distribuídas entre as categorias nacional e regional. O resultado incluiu 20 medalhas de ouro, 84 de prata, 168 de bronze e 125 menções honrosas. Os estudantes competiram com escolas públicas e privadas de todo o país.

A rede estadual do Rio de Janeiro foi representada por oito unidades escolares, cujos alunos se destacaram na competição. Entre as escolas participantes estão o Colégio Rubens Farrulla, em São João de Meriti, o Colégio Aurelino Leal, em Niterói, e o Colégio Barão de Tefé, em Seropédica.

Yasmin Caldas, do Colégio Estadual Marechal Zenóbio, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, conquistou medalha de ouro na categoria regional e prata na nacional.

“Este resultado mostra que o meu esforço foi recompensado. Nada disso seria possível sem o apoio dos meus professores e dos meus pais, que fizeram de tudo para que eu pudesse ver que tinha potencial para ir muito além do que eu imaginava”, disse a jovem, que foi medalhista de bronze na Coreia do Sul, este ano, e também ficou em terceiro lugar na Olimpíada Internacional realizada em Nova York, em 2023

Saiba mais sobre a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras é uma competição que exige conhecimentos interdisciplinares, envolvendo matemática, interpretação de texto e uma língua estrangeira. Voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A prova foi aplicada entre 21 e 28 de maio, e o resultado saiu em agosto.

A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, afirma que essas conquistas evidenciam que os alunos estão no caminho certo.

“Nos últimos anos, nossos estudantes têm apresentado resultados espetaculares nas competições que participam. Não foi diferente nesta olimpíada. Isso mostra que estamos no caminho certo para ofertar um ensino público da mais alta qualidade”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.