Estado do Rio recebe 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Estado aguarda a chegada de 118,8 mil doses da vacina CoronaVac. Foto: Divulgação/Receita Federal

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que recebeu 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca na manhã de ontem do Ministério da Saúde. O estado aguarda, sem data de entrega pelo ministério, a chegada de 118,8 mil doses da vacina CoronaVac.

Na Coordenação Geral de Armazenamento do estado, em Niterói, as vacinas terão a temperatura checada e serão inseridas em sistema para o controle da logística de distribuição aos 92 municípios. As remessas para a capital, Niterói, São Gonçalo e Maricá serão realizadas por caminhões ainda hoje. Para os demais 88 municípios, as doses serão enviadas por helicópteros hoje, a partir das 7h.

De acordo com o Terceiro Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as 196 mil doses davacina Oxford/AstraZeneca serão para uso imediato, pois a segunda dose pode ser aplicada com intervalo de três meses. Segundo o Ministério da Saúde, haverá tempo hábil para a chegada de mais lotes da vacina e conclusão do esquema vacinal.

Já a distribuição da CoronaVac deve continuar a ser organizada de modo que a segunda dose seja reservada. Sendo assim, das 118,8 mil doses que vão chegar, 20 mil serão reservadas para a segunda dose do lote já enviado aos municípios entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As 98,8 mil restantes serão entregues em duas etapas, metade para primeira dose e a outra metade para segunda dose. O intervalo entre a aplicação das doses deve ser de 21 a 28 dias. Fonte: Agência Brasil