Espanha declara área do vulcão em erupção ‘zona de catástrofe’

Lava da erupção do vulcão Cumbre Viejo flui destruindo casas na ilha de La Palma/Emilio Morenatti/AP

ESPANHA – O governo espanhol declarou ontem (28) que a área do vulcão em erupção na ilha de La Palma, nas Canárias, é uma “zona de catástrofe”, com isso, o país vai destinar 10,5 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões) para medidas urgentes de moradia e ajuda aos desalojados.

Segundo a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas já precisaram deixar suas casas. O vulcão de Cumbre Vieja entrou em erupção no último domingo e desde então deixou um rastro de destruição nesta ilha do arquipélago espanhol no meio do Oceano Atlântico.

Mais de 600 casas e comércios, além de cerca de 20km de ruas e estradas foram atingidos pela lava que escorre há dez dias em direção ao mar. Imagens feitas com um drone pela Polícia Civil espanhola revelam a destruição na ilha. O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha voltou a emitir um alerta para novas explosões após o vulcão de Cumbre Vieja reduzir sua atividade nesta segunda-feira (27). Segundo o órgão do governo espanhol, a nuvem de cinzas expelida pelo vulcão poderá alcançar os 7.000 metros.