Escola municipal de São João de Meriti é referência no ensino de alunos autistas no RJ

6

5

Referência na educação de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo, São João de Meriti é a única cidade no estado do Rio de Janeiro a contar com uma escola pública especializada especificamente no ensino de alunos autistas. Fundada em 2008, a Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino, que antes funcionava em um pequeno espaço com apenas duas salas de aula para comportar quase 100 alunos, em 2014 passou por uma grande transformação, ganhando uma nova estrutura após a construção de um novo prédio pela Prefeitura de São João de Meriti. Hoje, os 220 estudantes com autismo matriculados na unidade contam com total estrutura e acessibilidade nas cerca de 40 salas distribuídas em três andares, que atendem às diversas demandas de alunos e profissionais da unidade.

A escola atualmente conta com estudantes de 4 a 30 anos e lhes oferece todo o suporte de uma equipe multidisciplinar especializada, composta por: professores, psicólogos, fisioterapeutas, arteterapeutas, fonoaudiólogos, psicomotricistas, psicopedagogas, orientadores educacionais e pedagógicos. Ao todo, 56 profissionais atuam na unidade.

A proposta da escola é preparar seus alunos para que sejam incluídos no ensino regular, através do desenvolvimento de habilidades acadêmicas, motoras, sociais e de linguagem. “Nosso intuito não é fazer com que a criança permaneça aqui na unidade, mas prepará-los para a inclusão, sempre respeitando o tempo e a individualidade de cada um”, explica a orientadora pedagógica, Sandra Maria Mota.

O trabalho de inclusão do aluno começa a ser realizado desde a educação infantil da escola. “Aqui tentamos nos aproximar ao máximo da rotina de uma educação infantil regular, pois o nosso objetivo é que essa seja uma escola de passagem para a criança e que todos os nossos alunos sejam incluídos. Acompanhar de perto a evolução e poder contribuir com desenvolvimento dessas crianças é muito gratificante”, comemora a professora Ingrid Ferreira, que está na unidade desde 2013.

A Escola Mariza Azevedo Catarino fica na Avenida Mendes de Oliveira, s/nº, no bairro Grande Rio. O telefone da unidade é 2650-2045.