Escola debate o encontro das diferenças através da arte

teatro
Foto: (Divulgação)
Música, dança, arte e muita história marcou culminância de projeto que destaca a importância do folclore brasileiro através de ícones negros e indígenas

Cantigas de roda, dança de quadrilha, comidas típicas e muita história para contar, principalmente sobre ancestrais indígenas e afro-brasileiros, tudo isso, em ritmo de brincadeira de criança. Assim foi a culminância do projeto ‘Encontro das Diferenças’, realizado nesta quarta-feira (30), na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro São Francisco, em Queimados. O evento também destacou ícones do folclore brasileiro e  os alunos ainda participaram de roda de capoeira e contação de história sobre ícones da cultura africana.

Foto: ( Divulgação)

Para Tamires Cosaquevite, 33, mãe do pequeno Theo de Souza, de  apenas 4  anos, a atividade foi um momento importante não somente para a criança, mas para a toda a família. “Nestes momentos aproveitamos para compartilhar o cotidiano do aluno dentro da escola e ver como ele se sente à vontade dentro desse ambiente tão familiar e acolhedor. Meu filho sofre com uma doença rara e a escola tem feito muito bem para ele. Estou muito satisfeita”, enfatizou. Theo estava acompanhado da avó, bisa, tios, além do pai e mãe.

Segundo a diretora da escola, professora Leci de Oliveira, os alunos desenvolveram ao longo de todo mês atividades referentes  ao projeto ‘Encontros das Diferenças’, com base no projeto ‘Encontro e Reencontros’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que trata das questões de raça. “O projeto desenvolvido pelo Departamento de Educação da Secretaria nos deu o grande mote do evento. Através dele, debatemos durante todo o mês e transformamos este debate em mostra pedagógica, através dos trabalhos de artes, artesanato, música e dança, para apresentarmos para a comunidade escolar neste dia 30 de agosto. Fizemos com que todos trabalhassem juntos a questão do racismo, preconceito de raça e até de gênero”, enfatizou.

 

 

Deixe um Comentário