Empreendedorismo na Baixada: a fé e a resiliência têm cor

Em meio à pandemia, microempreendedora supera dificuldades e ganha muitos clientes/Arquivo pessoal 

Débora e Tiago: A união transformada em amor trouxe prosperidade para os negócios/Arquivo pessoal

Resiliência parece ser a palavra mais ouvida em meio à maior crise sanitária que vive o planeta. Manter o autocontrole e o otimismo, encarando as adversidades com tranquilidade e equilíbrio são características da pessoa resiliente.
Em março de 2020, quando o coronavírus despontava no horizonte trazendo medo e ameaça para a humanidade, muita gente perdeu o emprego e quem estava sem trabalho vislumbrou a incerteza. Era o momento de reagir, se reinventar.

Débora foi uma das pessoas. Ela saiu do mercado de trabalho e entrou nas estatísticas dos mais de 12 milhões de desempregados. Mas não desistiu. Incentivada por uma amiga pegou as poucas economias que juntou e investiu em mercadorias de cama, mesa e banho. Usou uma ferramenta poderosa para divulgar seus produtos: as redes sociais. E deu certo!

Pela internet, atraiu clientes para seus produtos. Anotava os pedidos e entregava pessoalmente nas estações de trem e metrô. Surgiu daí a sacoleira. No meio da história, conheceu Tiago Perpétuo, hoje sócio e companheiro. Os dois já conversam há cerca de um ano, até que, segundo ela, Deus fez o milagre. “Foi a resposta da oração que deixei no altar”, disse.

Mas uma tragédia tentou mudar os planos do casal. Logo no início do namoro, o rapaz sofreu uma tentativa de assalto que deixou sequelas. O bandido atirou duas vezes na direção de Tiago, que conseguiu fugir pulando o muro de uma casa, mas acabou fraturando a tíbia. Ficou incapacitado para o trabalho.

O ‘quarto rosa da oração’
A partir e então Débora e Tiago não se separaram mais, confirmando o provébio bíblico que diz : ‘Melhor dois do que um; porque se um cair o outro ajuda a levantar”. Nasceu daí o ‘quarto rosa da oração’, onde a jovem diz que buscava forças em Deus para seguir batalhando enquanto pedia pela recuperação do amado. “Eu clamava ao meu Pai por ele no meu quarto que tem as paredes cor rosa”.

E a resposta veio logo. Tiago criou páginas nas redes sociais onde divulga os produtos e atende os clientes. Enquanto Débora busca fornecedores e faz as entregas. “Foram dias bem difíceis: o peso das sacolas e a preocupação por ele estar naquela situação.

Mas graças a Deus, após três meses de fisioterapia, Tiago voltou a dirigir, descobrimos novos fornecedores e parceiros. E ganhamos novos clientes depois que nossas redes sociais cresceram. Deus continua nos abençoando. Nunca perca a fé, principalmente em dias difíceis. Deus pode te surpreender!”, disse.