Eleitores: 50% dos cariocas votariam em candidato investigado por corrupção

Eleições 2020

A Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que 50% dos eleitores do Rio votariam em um candidato investigado por corrupção. O levantamento fez perguntas detalhadas sobre a intenção de voto em candidatos investigados.

O Datafolha questionou se ganharia o voto um candidato investigado por corrupção que já tivesse tido um cargo público e feito melhorias para a população: 40%, responderam ‘sim’ e 56%, ‘não’. Se esse mesmo candidato fosse conhecido e tivesse prestígio: 33% votariam e 64%, não votariam.

Os entrevistados também foram questionados sobre se votariam em um candidato investigado que defendesse as ideias e os princípios em que acreditam: sim (25%) e não (73%). Por fim, se votariam caso esse candidato prometesse obras e melhorias: 18% disseram que sim e 80% afirmaram que não.

Fatores para decisão de voto
Outro foco da pesquisa Datafolha foi se o entrevistado votaria em um candidato que não conhecem muito, mas que foi indicado por amigos ou parentes. A resposta foi a seguinte: sim: 20% e não: 80%

A margem de erro da pesquisa doi 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.008 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre 20 e 21 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.