Dois pacientes morrem após incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso

Incêndio - manchete (2)

A patient is carried on a stretcher during a fire at the federal hospital of Bonsucesso in the north zone of Rio de Janeiro, Brazil, October 27, 2020. REUTERS/Ricardo Moraes

Bombeiros trabalham para debelar as chamas, enquanto médicos e enfermeiros lutam para salvar os pacientes/Reprodução

O número de pacientes que morreram após incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rioo, subiu oara dois. A segunda vítima, uma senhora de 83 anos, estava internada com covid-19 e em estado grave no CTI Coronariano. Antes, a paciente Núbia da Silva Rodrigues, 42, que também estava internada com covid-19 e em estado grave, saiu com vida e morreru a caminho do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla.

O Corpo de Bombeiros infromou que agentes do quartel do Fundão foram acionados às 9h50 para a ocorrência. Por causa das chamas, pacientes foram retirados às pressas do prédio. Por volta das 10h30, o fogo foi controlado e os agentes trabalham no rescaldo.

No edifício atingido ficam as enfermarias e são realizados exames de imagem. O fogo começou no subsolo do pavilhão e atingiu o almoxarifado, onde fraldas ficam guardadas. A assessoria da unidade informou que 66 pacientes foram transferidos para sete unidades de saúde. As causas do incêndio serão investigadas.

Hospital não possui certificação do Corpo de Bombeiros
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, disse que o hospital “não estava adequado” e tinha duas notificações e dois autos de infração. A unidade, segundo ele, “não possui certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros”.

“Eu assumi há 30 dias o comando da corporação, pedi uma grande reunião. Eu já tinha conversado com o diretor do hospital. O hospital possui duas notificações e dois autos de infração junto à corporação. É muito difícil, quase impossível, interditarmos um hospital com aproximadamente 600 leitos”, disse Monteiro.

Um relatório da Defensoria Pública da União, de abril deste ano, já indicava problemas no combate a incêndios do Hospital de Bonsucesso.