Documentário vai contar a vida do ex-governador Leonel Brizola

Ex-governador do Rio completaria 100 anos no dia 22 de janeiro e terá sua vida contada em um filme

 

Leonel Brizola Neto e o prefeito Eduardo Paes no lançamento do documentário/Reprodução

A Associação Cultural Leonel Brizola apresentou ontem (19) as ações comemorativas ao centenário de nascimento do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola, que no dia 22 de janeiro completaria 100 anos. O prefeito Eduardo Paes participou do lançamento do Centenário Leonel Brizola, que aconteceu ontem no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Entre as ações está o documentário sobre o político, de autoria do cineasta e historiador Sílvio Tendler, em uma coprodução com a RioFilme. “Se sou prefeito do Rio, se me inspirei a gostar de política como instrumento de transformação, foi por inspiração do Leonel Brizola. Muito jovem fui tocado pelo movimento das Diretas Já e a figura do Brizola na eleição de 1982, a primeira que acompanhei, quando tinha 12 anos. Provocado por um professor de História, que pediu para fazermos uma redação sobre a eleição, escrevi sobre uma corrida de cavalos e o Brizola ganhava a disputa. E ele ainda não tinha sido eleito”, disse o prefeito do Rio.

Escola política
Eduardo Paes, que conviveu com Brizola quando entrou para a política, ressaltou o quanto pôde aprender com o ex-governador do Rio. Nesta convivência, o prefeito destacou três aspectos do político: sua opção por ajudar os pobres e os mais necessitados; a educação como sua grande bandeira; e sua luta incessante pela democracia.

RioFilme investirá R$ 1,2 milhão na coprodução
A Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme investirá R$ 1,2 milhão na coprodução do longa. “Fico muito feliz de ter sido convidado e ter tido a confiança da família Brizola para fazer esse documentário. Prometo me empenhar ao máximo para contar, com toda a grandeza, a história de Leonel Brizola”, disse, por meio de vídeo, o cineasta Sílvio Tendler.

Além do documentário, as comemorações pelo centenário de Leonel Brizola contarão com uma série de ações planejadas pela Associação Cultural Leonel Brizola, presidida por Leonel Brizola Neto. “Devemos homenagear todos os dias os nossos mestres. Hoje, nesta manhã, estamos reunidos para homenagear e celebrar esse herói da pátria brasileira. Estou com uma emoção contraditória. Por um lado, de estarmos aqui recuperando a memória do Brizola para que não caia no esquecimento. E, por outro, a profunda tristeza da sua ausência. Eu tenho saudade do meu avô, mas tenho mais saudade ainda do político e da prática política de Leonel Brizola”, afirmou Leonel Brizola Neto.