Do jeito que o vírus gosta: candidatos dão mau exemplo em fazer campanha eleitoral em Japeri

Manchee (1)

Post publicado nas redes sociais com a convocação feita pelo prefeito Cezar Melo para a passeata/Reprodução

Candidatos, como prefeito Cezar Melo, que concorre à reeleição, burlam normas da Justiça Eleitoral e das autoridades de saúde pública que proíbe aglomerações sociais

Ameaçado pela pandemia, o planeta inteiro está em alerta devido a disseminação da Civd-19. As normas sanitárias recomendam, principalmente, manter o isolamento social e evitar as aglomerações. Durante a campanha eleitoral, muitos candidatos não estão observando as regras de saúde, mas preocupados em garimpar votos, mesmo que a atitude resulte em consequências graves.

Desde o início do mês, observou-se um festival d desobediência às regras da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro que impedem comícios, passeatas e eventos com aglomeração de pessoas. A medida é determinada pelo decreto 47.287/2020, do Governo do Estado, que foi prorrogado até o dia 20 de outubro e publicado na edição extra do Diário Oficial do RJ.

Pelo documento, segue sem permissão a “realização de comícios, passeatas e atividades com aglomeração de pessoas”. A suspensão temporária dessas atividades está explícita no inciso I do artigo 5º do decreto estadual. Entretanto, subverter a ordem parece ser mais importante que preservar a saúde de Japeri, município de pouco mais de 105 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Distanciamento social longe
No último sábado, tinha tudo na passeata convocada pelo candidato à reeleição, prefeito Cezar Melo. Centenas de pessoas (a maioria sem usar máscaras) se aglomeraram durante caminhada pelas ruas do bairro Nova Belém. Segundo informações, a convocação, direcionada também aos servidores públicos.Em um dos post publicados nas redes sociais, uma profisisonal lotada na Unidade Básica de Saúde do Alecrim escreveu: “Estão convocados otod os profissionais das unidades básicas e coordenadores de programas a comparecer sábado, ás 9h na praça de Japeri, em frente a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição”.
Além de bular as normas de distanciamento, Cezar Melo poderá responder pelo uso da máquina pública em campanha eleitoral.

Candidato adversário fez escola
No começo do mês, o candidato a prefeito pelo PSC, Helder Pedro Barros, que também é policial militar, adotou a mesma tática do candidato à reeleição Cezar Melo em sua campanha. Ele percorreu as ruas de Japeri para atrair eleitores suas propostas.
Acompanhado por dezenas de aliados, muitas delas não usavam máscaras, o vereador, que concorre pela primeira vez à Prefeitura, ignorou qualquer medida de proteção contra a covid-19. Ouvido pela reportagem do Hora H, um morador da região disse: “Pra eles não importa se o vírus vai se espalhar e deixar muita gente doente, porque o importante é o voto. Péssimo exemplo e já começaram mal esses candidatos”, desabafou.

Mortes por covid-19
Até ontem, o estado do Rio chegou a 19.440 mortes e 285.205 casos confirmados por Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Japeri já registra 32 óbitos pela doença.

 

Reportagem: Antonio Carlos