Dirigente do PSOL é baleado durante campanha pelo PT

Plantão

GARULHOS (SP) – O secretário-geral do PSOL em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi atingido por um tiro no braço quando estava em carro aberto no bairro de Jardim Palmira, na periferia da cidade. Anselmo Pires da Silva Neto, de 54 anos, realizava
carreata na campanha de Elói Pietá (PT), candidata petista que recebe o apoio da sigla de Guilherme Boulos e Luiza Erundina no segundo turno da eleição do município da Grande São Paulo.

Segundo testemunhas, Pires discursava sobre a especulação imobiliária e a devastação ambiental na região quando foi baleado.

Era o primeiro ato público dele em apoio à candidatura do PT em Guarulhos. “Eu havia acabado de fazer uma fala sobre a especulação imobiliária e a devastação ambiental na periferia de Guarulhos e assim que eu passei o microfone para uma companheira ao meu lado, ouvi um barulho como se pedras estivessem batendo no carro e um baque no braço. Na hora, achei que fossem pedras”, afirmou.

Pires foi medicado e recebeu curativo apropriado em uma unidade de saúde da região. Um médico da unidade emitiu laudo que afirma que o dirigente do PSOL deve ter sido atingido por um estilhaço ou um projétil de uma arma com munição de chumbinho,
que se fragmenta. O PSOL lamentou o ocorrido e cobrou “investigação urgente”, questionando “até quando o Brasil vai conviver com crimes políticos”.

Denúncia de especulação imobiliária
Líder do movimento popular por moradia (MTST) em Guarulhos, candidato a vice-prefeito de Guarulhos em 2016 e a deputado estadual em 2018, Pires luta pela regularização fundiária em condomínios próximos à região em que foi baleado e denuncia há anos a especulação imobiliária. Um dia após ter sido baleado, o dirigente psolista seguiu suas atividades políticas.

Neste domingo, protestou no centro de Guarulhos com militantes do partido contra o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, em unidade do Carrefour em Porto Alegre. Nesta segunda-feira (23), Anselmo Pires será submetido a
a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Guarulhos.