Diarista foi a primeira a ter a garganta cortada

Os dois assassinos no momento em que foram presos

Martha Maria e Alice Fernandes foram amordaçadas para não gritarem/Reprodução

Os detalhes do crime que chocou o Rio de Janeiro foram contados pelo assassino confesso das duas mulheres, William Oliveira Fonseca. Ele e o comparsa Jhonatan Correia Damasceno estão presos. Alice Fernandes da Silva foi a primeira a ter a garganta cortada no apartamento no Flamengo, Zona Sul do Rio, na última quinta-feira (9).
Segundo ele, foi o pintor Jhonatan quem deu a ordem para executar a diarista e a patroa, Martha Maria Lopes Pontes. William afirmou à polícia que os dois não levaram armas para a casa da idosa. Disse ainda que o pintor pegou uma faca vermelha na cozinha do apartamento logo que entrou e que levou em uma mochila uma fita adesiva, “já com o objetivo de amordaçar as vítimas”, e também alguns lacres, “que foram utilizados como algemas”.

Clamaram para não serem mortas 
O assassino relatou ainda que as vítimas clamavam para que Jhonatan não as matasse, “alegando que já o tinham ajudado, e que ele era trabalhador”. No entanto, Jhonatan não se comoveu. A dupla amarrou as pernas das vítimas com fita adesiva, colocou os lacres em seus braços e também as
amordaçou, para que não gritassem.

O pintor, a partir daí, começou a revirar o apartamento. Separou “alguns relógios, cordões dourados e anéis”. Como não encontrou dinheiro, “Jhonatan passou a exigir que Martha preenchesse cheques, pois ele já sabia que ela costumava pagar dessa forma”.

“Antes de Jhonatan descer para descontar os cheques, ele disse para Martha que, caso alguém do banco ligasse, era para ela autorizar a transação bancária e ‘que era para ela não falar besteira’”, diz o termo de declaração.

Quando Jhonatan retornou, as vítimas ainda estavam amarradas e amordaçadas no corredor. William afirma que o pintor lhe disse “que era melhor matar as vítimas, pois senão elas poderiam reconhecê-lo”.

Faca de serra para degolar
“Após Jhonatan ‘passar a visão’, resolveram separar as vítimas, colocando Martha em um dos quartos do apartamento, e a diarista no banheiro”, diz o termo de declaração de William. “O declarante foi quem levou a empregada para o banheiro, ocasião em que cortou o seu pescoço, forçando o pescoço com a faca, em movimento de ‘serra’, até que a vítima desfalecesse por completo”, detalha o documento.

“Jhonatan já estava no interior do quarto, com a vítima idosa. (William) chegou no quarto e fez o mesmo, cortando o pescoço de Martha. Jhonatan já estava com a garrafa de álcool na mão e jogou o líquido no quarto”, prossegue.
No domingo, a Justiça converteu em preventiva a prisão de Jhonatan. A audiência de custódia de William estava marcada para a manhã de ontem (13) e deve acontecer nesta terça-feira, a partir das 13h.