Destino do vereador Gabriel Monteiro está nas mãos do Conselho de Ética da Câmara do Rio de Janeiro

Conselho de Ética se reúne para discutir denúncias

 

Gabriel acompanhou do plenário a decisão do Conselho de Ética/Nicolás Satriano/g1 Rio

Parlamentares decidem abrir processo ético-disciplinar contra político

Por unanimidade, o Conselho de Ética da Câmara do Rio decidiu ontem (5) abrir uma representação disciplinar contra o vereador Gabriel Monteiro (PL). O processo pode levar à cassação do mandato do político e ex-PM, que é alvo de uma série de denúncias.

De acordo com reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, Monteiro é acusado de assédios moral e sexual, importunação sexual e agressões por servidores e ex-funcionários dele. Também é acusado de estupro e de forjar vídeos para postar em suas redes sociais. O resultado deve sair em no máximo 90 dias, e o vereador terá direito à ampla defesa. O vereador tem 14 denúncias na Câmara.

Vídeos forjados
Pesou na decisão dos parlamentares os vídeos forjados com uma menina carente que vendia balas em um shopping e com um sem-teto, que foi orientado a simular um furto antes de ser abordado pelo vereador.

Gabriel Monteiro nega as acusações. No primeiro encontro do Conselho de Ética para tratar do caso, na semana passada, o vereador disse à imprensa que a verdade “já estava exposta nas redes sociais” e que não cometeu nenhum crime.

‘Situação vexatória e desumana
Presidente do colegiado, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) disse que o caso é ‘situação vexatória e desumana’. “São diversas denúncias e acusações. Mas a nossa representação hoje, é com base no material comprobatório e vídeos”.

Monteiro estava no plenário quando Isquierdo comunicou sobre a abertura da representação. Ele foi alvo de protestos por parte de algumas pessoas que acompanhavam a decisão.