‘Dados do Bem’ lança campanha para direcionar arrecadações para compras de testes de COVID-19

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A ferramenta Dados do Bem lançou ontem, a campanha “Espalhe o Bem”. A ação é destinada a empresas e pessoas físicas e pretende adquirir cinco milhões de novos testes imunosorológicos de COVID-19 para serem aplicados nos usuários do aplicativo Dados do Bem nos próximos três meses. O UNOPS, organismo da ONU especializado em compras, será responsável pela aquisição e entrega de testes com os recursos arrecadados por esta iniciativa.

Para participar da campanha basta acessar o site www.espalhe.dadosdobem.com.br e escolher um valor para doação.

“Acreditamos que a parceria com o UNOPS vai nos ajudar a alcançar ainda mais pessoas. Queremos continuar monitorando a COVID-19 e trazer dados para auxiliar a população a combater a pandemia. Contamos com a colaboração de todos para isso”, afirma o Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador infectologista do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Fiocruz.

Monitoramento
Desenvolvido pelo IDOR e pela Zoox, o Dados do Bem é um aplicativo gratuito para monitoramento epidemiológico e acompanhamento da pandemia, disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde.

A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Algumas pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 recebem indicação para fazer um teste gratuito, com dia e horário marcados. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes.

Teste gratuito
Desde seu lançamento no final de abril de 2020, mais de 1 milhão de pessoas já baixaram o aplicativo e, destas, mais de 840.000 responderam ao questionário de autoavaliação. Desde então, mais de 200 mil pessoas já fizeram o teste gratuito. Hoje, a iniciativa está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Dados do Bem não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificado pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras dessa população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público.