Complexo de Saúde marca um novo tempo para Belford Roxo

O Hospital da Mulher e a UPA: erguidos em um só terreno/Reprodução

Waguinho, Cláudio Castro, Canella e Daniela inauguram a pedra fundamental/Rafael Barreto/Divulgação/PMBR

Cidade da Baixada vai ganhar Hospital da Mulher, Hospital Infantil e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tudo em um só lugar

A população de Belford Roxo se prepara para ganhar um mega presente em dezembro: o maior complexo de saúde da Baixada Fluminense está sendo erguido no Parque dos Ferreiras. No local funcionarão o Hospital da Mulher, o Hospital Infantil e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A pedra fundamental foi lançada pelo governador Claudio Castro e o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, no início de março deste ano.

Na ocasião, o então governador em exercício, que cumpria na Baixada agenda do Programa Governo Presente, disse que foi procurado pelo prefeito Waguinho, pela deputada federal Daniela do Waguinho e pelo deputado estadual Márcio Canella, ambos do MDB, para falar sobre o complexo. “Falei para o prefeito: arrume o terreno que vou ajudar na construção do complexo, que é muito importante para a população do município”, disse, acrescentando que a previsão é que as obras sejam inauguradas em dezembro deste ano.

Um grande desafio
O prefeito Waguinho disse que só aceitou o desafio de construir o Complexo da Saúde porque houve a intermediação dos deputados Daniela do Waguinho e Marcio Canella nas esferas federal e estadual, respectivamente. “Daniela do Waguinho conseguiu as emendas e o deputado estadual Marcio Canella conversou com o governador, que abraçou a causa”, disse.

Belford Roxo será contemplada como mais realizações, como a construção de duas UPAS, uma maternidade no Centro, construção de um viaduto ligando a cidade a Mesquita e um extenso pacote de obras de saneamento, drenagem e pavimentação para diversos bairros.

Um novo tempo para o município
Daniela do Waguinho destacou que a construção do Hospital da Mulher sempre foi uma de suas principais metas em prol da saúde da cidade. “A partir de 2017 é que Belford Roxo começou a escrever um novo tempo. Quando aceitei o desafio, vislumbrei também o núcleo específico para a endometriose. O governador se sensibilizou e está nos ajudando”, acrescentou.

A parlamentar destacou que em 2017, quando o prefeito Waguinho assumiu para o primeiro mandato, Belford Roxo estava com o sistema de Saúde em colapso. “O deputado estadual Marcio Canella, frisou ela, fez emendas para viabilizar a construção do complexo”.

“O governador abraçou a causa e disse para procurarmos o terreno, pois irá ajudar ao município. O nosso sonho está se realizando”, completou Canella.

Mais de 100 leitos e um setor para diagnóstico e tratamento da endometriose

O projeto inicial prevê que o Hospital da Mulher tenha 120 leitos, maternidade e um setor especializado no diagnóstico e tratamento de endometriose. A unidade oferecerá diversos exames, como tomografia, ressonância, preventivo e mamografia, entre outros, além de atender em especialidades como ginecologia e obstetrícia. A verba para a construção vem de uma emenda da deputada federal Daniela do Waguinho, com o apoio de nove deputados da bancada do Rio de Janeiro.

O Hospital da Criança terá cinco enfermarias com 27 leitos, sala amarela com quatro leitos, sala vermelha com quatro leitos e três leitos de isolamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) terá oito leitos, sendo: dois de observação feminina, dois de observação masculina, dois de observação pediátrica e dois na sala de urgência.