Comlurb remove 240 toneladas de lixo durante o Carnaval

lixo

A Comlurb fechou os cinco dias do Carnaval carioca fora de época com o total de 240 toneladas de resíduos coletados, sendo 192 toneladas no Sambódromo e 48 na Estrada Intendente Magalhães.

Os desfiles das escolas mirins no domingo (24), fechando a festa na Marquês de Sapucaí, renderam 21 toneladas de resíduos. As equipes da Comlurb trabalharam no interior e na área externa, além do acesso das duas passarelas para garantir a limpeza durante todos os dias de desfiles.

O esquema especial contou com um total de 4.494 garis nos cinco dias de desfiles do Carnaval nas duas passarelas. Foram disponibilizados ainda 1.045 contêineres de 240 litros no Sambódromo e 200 na Intendente Magalhães. Na Marquês de Sapucaí, foram 287 garis por dia na limpeza noturna, 11 para manter limpos os postos de saúde, e 198 garis/dia na limpeza diurna, após os desfiles.

Em apoio à limpeza, foram utilizados 19 caminhões compactadores e cinco basculantes por dia, além de 12 mini varredeiras, 16 sopradores e uma pipa d’água que fez a lavagem hidráulica com água de reúso todos os dias pela manhã. A limpeza do entorno do Sambódromo e do Terreirão do Samba foi realizada diariamente por 138 garis, com o apoio de seis caminhões compactadores e três pipas d’água. Outros 11 garis da equipe de limpeza hospitalar da Companhia cuidaram dos sete postos de saúde instalados no interior da Passarela do Samba.

A limpeza na Intendente Magalhães contou com 50 garis por dia no trabalho noturno e 65 garis/dia na limpeza diurna, que começava logo após os desfiles. A grande novidade deste ano no desfile ficou por conta da presença de duas mini varredeiras para a limpeza da pista de acesso, usadas em anos anteriores apenas no Sambódromo. A lavagem da pista de desfile, com água de reúso, foi realizada diariamente com duas pipas d ‘água, além de três caminhões compactadores e três basculantes em apoio ao trabalho.