Comentarista sugere morte de judeus para melhorar economia do Brasil

José Carlos Bernardi: comentários causaram repulsa 

Integrante da Jovem Pan News, José Carlos Bernardi foi acusado de antissemitismo por conta de um comentário realizado no Jornal da Manhã, da última terça-feira. Após a repercussão negativa da fala, ele pediu desculpas pelo posicionamento.

Durante o programa, Amanda Klein comentava a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento do Parlamento Europeu. Bernardi, então, criticou o discurso de Lula.
“A Angela Merkel (chanceler da Alemanha) abriu o país para todo o mundo árabe. As alemãs estão sendo estupradas em praça pública. Este é o país que você defende”, disse Bernardi, durante o debate. Amanda respondeu: “Quem dera o Brasil chegar aos pés do desenvolvimento econômico da Alemanha”.

E prosseguiu: “É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”.

A fala, acusada de antissemitismo, foi duramente criticada nas redes sociais. Michel Gherman, diretor do Instituto Brasil-Israel, repudiou o comentário. “(…) Além da ignorância completa dos processos do pós-guerra, típica de um analfabeto em História, o sujeito incorpora referencias do antissemitismo”, criticou, por meio das redes socais. Por meio de nota, Bernardi pediu desculpas e avaliou seu comentário como infeliz.