Comandante da Cia dos GATs do 20º BPM, capitão Caldas recebe a maior honraria do Estado do RJ

Capitão Caldas recebeu a honraria das mãos do deputado Coronel Salema ao lado do comandante do 20º BPM (Mesquita) tenente-coronel Ângelo Barbosa

O 44º aniversário do 20°Batalhão de Polícia Militar (Mesquita), na Baixada Fluminense, comemorado no dia 29 outubro, foi especial para um dos oficiais que tem alma e espírito de guerreiro e honra a farda da corporação. Durante o evento que marcou as comemorações, o comandante do batalhão, tenente-coronel Ângelo Barbosa, homenageou a tropa representada pelos policiais que integram os Grupamentos de Ações Táticas (GAT) e expoentes da sociedade que vêm colaborando com a segurança pública.

Entre eles estava o capitão Lúcio Costa Caldas, que teve reconhecido o seu árduo trabalho à frente do comando da Cia dos GAT do 20º BPM, que cobre as cidades de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu. Duplo reconhecimento, aliás. Além de receber um troféu com o brasão do batalhão, o oficial foi, merecidamente, condecorado com a Medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado concedida pela Assembleia Legistiva do RJ (Alerj) a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Rio de Janeiro, ao Brasil ou à Humanidade.

A condecoração foi entregue pelo deputado estadual Coronel Salema que, ao lado do também deputado João Peixoto, é autor da proposta de concessão da medalha ao militar.

Sempre os melhores como referência
Com 33 anos de carreira na PM, capitão Caldas tem um lema como base para a sua missão diária de combate à criminalidade: “Se alguma coisa merece ser feita, ela merece ser bem feita”. “Em minha carreira tenho profissionais em que me espelho”, diz ele ao se referir aos coronéis Dantas (que foi comandante do batalhão), Salema e o tenente-coronel Ângelo. “São oficiais icônicos, que me inspiram e servem de exemplo”, disse.

Para o militar, os melhores devem sempre ser usados como referência. “Ninguém consegue nada sozinho. A tropa está de parabéns! O êxito em nossas missões se deve ao apoio do secretário de Polícia Militar do Estado, coronel Luiz Henrique Marinho Pires; dos comandantes do 3º CPA (Comando de Policiamento de Área) e do 20º BPM, respectivamente, coronel Ranulfo Souza Brandão Filho e tenente-coronel Ângelo.

 

Reportagem: Antonio Carlos