Civil prende pelo menos 100 pessoas acusados de violência contra a mulher

Júlio César de Oliveira Souza foi condenado a 15 anos por feminicídio/REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA

Dezenas de acusados de violência contra a mulher foram parar atrás das grades durante ação realizada hoje (10) pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM). Ao todo, a ‘Operação Gaia’ cumpriu 91 mandados de prisão.

Coordenadora da ação com outras cinco delegacias especializadas, a delegada Sandra Ornelas disse que o objetivo da operação é chamar atenção para os crimes de violência cometido contra mulheres. Um dos presos na ação, estava condenado há quase dez anos. A ação acontece no ano em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos e no mês de agosto (agosto Lilás), mês da conscientização pelo fim da violência doméstica.

“Nós tivemos hoje o cumprimento de um mandado, um mandado de prisão em razão da prática de um crime que seria hoje feminicídio, mas como foi praticado em 2012 ele foi condenado por homicídio doloso de uma mulher”, explicou.

Júlio Cesar de Oliveira Souza assassinou a facadas a ex-companheira em 2012/Regianaldo Pimenta/Agência O Dia 

Matou companheira grávida a facadas
O crime foi praticado por um ex-militar do Exército foragido da Justiça. Júlio Cesar de Oliveira Souza assassinou a facadas a ex-companheira em 2012. A vítima, Renata Miranda Cristino Nascimento, 26, foi morta após comunicar que esperava um filho dele.

Antes de cometer a barbárie, ele pediu o teste de gravidez, que não foi feito pela companheira. À época, Júlio era lotado no 1° Batalhão de Guardas e foi condenado a 15 anos de prisão, mas seguia foragido.

Além de Júlio, outras 99 pessoas foram presas acusadas de crimes de violência contra a mulher em todo o estado. Participaram da ação as delegacias especializadas de atendimento a mulher de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e outras distritais do interior.