Cinema Presente na Praça leva filmes para 20 municípios do estado do Rio

Cinema

O Cinema Presente na Praça leva exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais a céu aberto para 20 municípios do estado do Rio. Nos locais, é montado um painel de LED com redução de 75% de energia nas exibições. O projeto tem patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e neste domingo apresentou duas sessões em Duque de Caxias: Turma da Mônica: Laços, às 15h30 e Uma quase dupla, às 18h30. Ambos no Centro Esportivo Samucão, na Avenida 31 de Março, Parque Paulista.

Lançado no último fim de semana em Arraial do Cabo, o projeto privilegia a experiência do cinema coletivo e a céu aberto para milhares de fluminenses, valorizando o cinema brasileiro. “O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings em multisalas de grandes grupos. Os antigos distribuidores de cinema de rua acabaram dando lugar a multinacionais”, explica Felipe Flores, diretor Geral do Cinema Presente.

Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros, 3 meses de duração, com 20 municípios contemplados. Além disso, o projeto é certificado com o Selo Verde já que opera com consumo consciente de energia e a preocupação com todas as embalagens usadas na execução.