CIDH recomenda proteção para vereadora de Niterói Benny Briolly

Benny Briolly é ameaçada por se identificar como mulher travesti negra/Reprodução/Redes sociais

Ao citar uma “situação de gravidade e urgência de risco de dano irreparável”, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) expediu na última segunda-feira (11) um pedido de medidas cautelares para a vereadora de Niterói (RJ) Benny Briolly (PSOL).

Ao solicitar que a CIDH se manifestasse, a defesa de Briolly afirmou que a vereadora é ameaçada por se identificar como mulher travesti negra, e também pelo trabalho como defensora dos direitos humanos.

Foram mencionadas, também, mensagens hostis, de teor racista e transfóbico, que a parlamentar recebe desde 2018 – e que teriam se intensificado no final de 2021.

Os representantes da vereadora também informaram à Corte que ela não tem escolta policial ou previsão de recursos para protegê-la.

À CIDH, o Estado brasileiro informou que Benny Briolly Rosa da Silva foi incluída no Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, e que a vereadora tem medidas de proteção por meio das polícias Civil e Militar fluminense.
Além disso, foi comunicado que a Justiça Federal do Rio de Janeiro deu ordem para que fosse disponibilizada escolta policial à vereadora e outras medidas de segurança.