Castramóvel RJPET chega ao Shopping Jardim Guadalupe

Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal oferece serviço gratuito de castração animal na Zona Norte do Rio/Divulgação

Donos de cães e gatos da Zona Norte do Rio de Janeiro já podem castrar seus bichinhos gratuitamente. Até 23 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, retoma o serviço do RJPET de castração móvel de cães e gatos no Shopping Jardim Guadalupe.

O ônibus Castramóvel funcionará no estacionamento do empreendimento, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Os agendamentos para castrações devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa: www.rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e tutores, um animal por mês. O Castramóvel conta com aproximadamente 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 40 minutos.

“Trazer a política de proteção e bem-estar animal para a Secretaria de Estado de Saúde demonstra a importância que o Governador Cláudio Castro tem com essa pauta. Esse serviço é o começo de um conjunto de programas que serão realizados nessa área”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

“Caso a pessoa não possa comparecer ao Castramóvel, ela tem a opção no site de marcar o procedimento em uma clínica veterinária mais próxima de sua casa”, disse a subsecretária Camila Costa, lembrando que os endereços de todas as clínicas credenciadas podem ser consultados no site.

“Ações como essas são sempre muito bem-vindas em nosso empreendimento. Que os moradores da região aproveitem toda a estrutura do Castramóvel para cuidarem da saúde de seus pets”, pontua Nicole Alves, Coordenadora de Marketing do Shopping Jardim Guadalupe.

Programa estadual de castração animal

Em dezembro de 2021, o Governo do RJ deu início ao programa estadual de esterilizações animais e, em apenas 12 meses, alcançou a marca de mais de 200 mil animais castrados, se tornando o maior projeto de castração móvel do mundo. O serviço tinha como objetivo realizar 100 mil castrações em um ano, mas, com clínicas licitadas e situadas em todas as regiões do estado, e seis castramóveis itinerantes atendendo em pontos estratégicos da Região Metropolitana, foi possível dobrar a meta antes do previsto.

O projeto de castração tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas. O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil. Desses, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões, gatos. A estimativa é que, durante a pandemia, a quantidade de animais abandonados no RJ subiu 40%, chegando perto de 1,3 milhão de novos bichos desabrigados.

Importância da castração

De acordo com o veterinário do RJPET, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

“O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território”, esclarece o veterinário Samuel.

Serviço:
Castramóvel RJPET chega ao Shopping Jardim Guadalupe
Período: Até 23 de fevereiro de 2023 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados)
Horário: Das 8h às 14h
Entrada: Antes das 10h, o acesso para o local será pela entrada da Rua Leocádio Figueiredo.

Grátis

O Shopping Jardim Guadalupe fica na Avenida Brasil, 22.155, Guadalupe, Rio de Janeiro, RJ – Telefone/ WhatsApp: (21) 3512-9101.