Carro usado pela presidência do Detran-RJ tem 44 multas não pagas

O veículo usado pela presidência do Detran-RJ cometeu três infrações gravíssimas/Reprodução/TV Globo

O carro usado pela Presidência do Detran-RJ tem 44 multas – o valor total do débito é de R$ 8.666,62. As infrações vão até junho deste ano. Uma delas, por excesso de velocidade, foi no dia 18 de janeiro, às
13h26, na Avenida Presidente Vargas, a poucos metros da sede do órgão, no Centro do Rio.
O veículo – o Toyota Corolla placa RIS-1D74 – é utilizado pelo presidente do órgão, Adolpho Konder, e pelo vice-presidente, Bernardo Roberto Cardoso Pinto.

Outras três multas gravíssimas, por avanço de sinal, aconteceram no mesmo lugar: a Rua Humaitá, na
Zona Sul do Rio. Outra infração, em Copacabana, também na Zona Sul, foi por usar a faixa exclusiva do
BRS.

Juntas, as infrações somam 108 pontos. O máximo permitido por motorista, é de 40 pontos em um ano, desde que não haja nenhuma infração gravíssima. Se houver duas ou mais, o limite diminui à metade.

Nas condições do Corolla da presidência do Detran, cinco motoristas teriam suas carteiras suspensas.
Em ofício, a empresa Nortesul Transportes, contratada pelo aluguel do carro blindado que atende
exclusivamente o presidente e o vice do Detran cobra o pagamento das 44 multas. Do valor total, a metade é de multas administrativas. Até a publicação desta reportagem, nem a empresa, nem o Detran-RJ apresentaram o real condutor.

A cobrança da Nortesul circulou internamente no departamento. Em outro ofício, um funcionário pede para que o setor de Recursos Internos entre em contato com o condutor, para melhor solução sobre os fatos. O departamento ainda não pagou as multas.

O Detran-RJ informou que os carros usados pelo departamento são usados por motoristas profissionais que prestam serviços a todo o setor – neste caso, a toda a presidência. Informou, ainda, que todas as infrações serão pagas e que os profissionais que cometeram as multas serão responsabilizados.

Ainda de acordo com o Detran-RJ, apenas duas multas estariam vencidas e ao todo seriam 22 infrações e não 44, uma vez que ainda estão dentro do prazo para apresentar o real infrator.