Cães adotados marcaram golaço na final do ‘CarioCão’ no Maracanã


Manoel, zagueiro do Fluminense, brincando com os cães em campo/Divulgação/RJPET

O secretário estadual de Agricultura e a ONG Entre Patas com Ben e Princesa. E na foto abaixo, os cães antes da partida/Divulgação/RJPET

O Maracanã recebeu dois convidados especiais na primeira partida da final do Campeonato Carioca, no último sábado (15). Antes de Fluminense e Flamengo iniciarem o jogo, os cães Ben e Princesa, que foram abandonados e resgatados pela ONG Entre Pegadas, ganharam o carinhos de dirigentes e atletas do clássico.

O zagueiro do Fluminense, Manoel, e o goleiro do Flamengo, Diego Alves, brincaram com os animais antes do jogo.

O vice de futebol do Flamengo, Marcoz Braz, também apoiou a iniciativa. “Tenho um cachorro em casa. Amo pets. As pessoas deveriam adotar também animais. Eles alegram nossas vidas”, afirmou o dirigente rubro-negro.

Já o tricolor Manoel também apoiou a campanha. “São lindos. Todos deveriam ter cães como esses”, disse o zagueiro do Flu.

A iniciativa, batizada de CarioCão, foi idealizada pela Subsecretaria de
Proteção e Bem-Estar Animal (RJPet), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Para o secretário Marcelo Queiroz, o futebol pode ser um grande mobilizador para incentivar as adoções de animais.

“A ideia de levar a campanha e os animais ao gramado do Maracanã foi um sucesso no início do campeonato, e por isso decidimos repetir na final. Acreditamos que dessa
forma os pets terão maior visibilidade e, contando com o amor do carioca pelos animais, a oportunidade de ganhar um lar”, salientou o secretário, destacando que a ação só foi possível graças ao apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Atração às causas sociais

O presidente da FERJ, Rubens Lopes, acredita que o futebol do Rio é um meio de atração às causas sociais. “O Campeonato Carioca não é apenas para saber quem é o melhor, quem ganhou ou perdeu. O futebol do Rio entende que é imprescindível a
inclusão, o respeito. E a adoção dos pets é uma ação fantástica para alertar para a causa. Adote um também”, ressaltou o dirigente.

Segundo o secretário Marcelo Queiroz, as políticas de proteção aos
animais têm sido um marco do governo, que trabalha para tornar o estado em referência no tema.

“É importante que as pessoas se atentem para a importância do significado da palavra adoção e se conscientizem do bem que podem fazer ao adotar um bichinho de estimação”, frisou.

Quem quiser conhecer os animais disponíveis para adoção da ONG Entre Pegadas basta acessar o Instagram pelo link: https://instagram.com/entre.pegadas?igshid=1iia6lf91yp2e