Cabide de emprego em Queimados: prefeito distribui cargos para familiares e também parentes de vereadores

Quei-01

 

Prefeitura de Queimados virou a imagem da farra dos cargos sob o comando de Glauco Kaizer/Reprodução

A Prefeitura de Queimados se transformou em um cabine de emprego à serviço de parentes do prefeito Glauco Kaizer (Solidariedade) e de vereadores. Levantamento feito pelo jornalismo da TV Globo que aponta onde os familiares de parlamentares estão ocupando cargos no Executivo. O município da Baixada Fluminense tem o 20º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as 92 do estado.

De acordo com a reportagem, Thomas da Padaria (PTC) conseguiu uma vaga para a noiva Thayane de Paula Nogueira como coordenadora de rotinas administrativas na Secretaria de Urbanismo. A mãe da Thayane, e sogra do vereador, Telma Maria de Paula Nogueira, também ganhou um emprego como assessora de gabinete da Secretaria de Saúde.

Uma das tias do vereador, identificada como Maria de Fátima Perenciolo, se tornou assessora técnica na Secretaria de Assistência Social. Outra tia, Rita de Cassia Perenciolo, assumiu o cargo de assessora técnica na Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. Ela é acusada de improbidade administrativa numa ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que constatou irregularidades em contratos da Casa de Saúde Bom Pastor.

Auditorias realizadas pela Secretaria de estadual de Saúde encontraram danos aos cofres públicos de 2,5 milhões. Rita Perenciolo era a diretora do hospital entre 2010 e 2013.

Aluguel de imóvel
A família de Thomas da Padaria ainda ganha dinheiro alugando um imóvel para o município. O prédio em que o prefeito despacha pertence a um primo de Thomas. O contrato já existe desde 2020, antes dele ser eleito e continuou após o vereador tomar posse.

O imóvel pertence à Fort Belmonte Bazar e Construção Limitada. Na Receita Federal, a empresa é de propriedade de Matheus Augusto Perenciolo Alves, que foi nomeado como assessor legislativo do primo na Câmara de Queimados.

A lista de nomeações não para de crescer
O vereador Paulo Barata (PSD) conseguiu a nomeação para o filho, Wellingthon Fagner dos Santos, como assessor técnico do programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde. Tainá da Silva Lopes Viana, casada com o vereador Rafael Foquinha (PTB), agora é assessora técnica da Secretaria de Urbanismo.

Cíntia da Silva Belchior, nomeada assessora especial do gabinete do secretário de Saúde, é casada com o vereador Jefferson Dias (PDT). Thiago Luis Júlio de Mendonça se tornou subsecretário adjunto de manutenção de Parques e Jardins da Secretaria do Meio Ambiente. Ele é casado com a vereadora Cíntia (Avante). Thomas Coimbra atua na Defesa Civil e tem como tio o vereador Júlio Boi (PSC).

O prefeito não fica por menos
Ainda segundo o levantamento da TV Globo, o prefeito também resolveu aproveitar farra dos cargos públicos e nomear a própria esposa. Kaizer nomeou em 1º de abril a esposa, Cristiane da Conceição Castelo Kaizer, para ser assessora especial do gabinete do prefeito.

Ela é servidora da Prefeitura de Japeri e está cedida para o município de Queimados. Após polêmica, Kaizer voltou atrás e exonerou Cristiane do cargo dois dias depois. Apesar disso, a primeira-dama acabou nomeada coordenadora de educação especial da Secretaria de Educação.

O cunhado do prefeito, Filipi Cardoso de Azevedo, que é capitão da Polícia Militar, ocupa o cargo de secretário do Centro Integrado de Segurança Pública. A contratação de cunhados é vedada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) porque configura nepotismo.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou a reportagem que o contrato de aluguel do prédio do gabinete do prefeito foi assinado na gestão passada. Sobre as nomeações, a prefeitura disse que no caso da primeira dama, Cristiane Kaizer, ela tem vasta experiência para exercer o cargo.

Recorde: funcionário ocupa quatro cargos ao mesmo tempo
E um caso que chama atenção na administração de Glauco Kaizer: subsecretário nomeado em cargo comissionado de assessor técnico (símbolo CC2), no dia 22 de janeiro deste ano, na Secretaria de Saúde de Queimados, Júlio César Gomes Bezerra exerce ao mesmo tempo cargo no Instituto Nacional do Câncer (INCA) e na Prefeitura de Magé, onde possui cargo comissionado e é concursado.

Entretanto, em consulta ao Portal da Transparência não consta a cessão do funcionário para a Prefeitura de Queimados.

Outro fato que causa suspeita: no dia 2 de março, a subsecretária adjunta de Gestão Estratégica da pasta, Mariana Rodrigues Medeiros, foi exonerada. E no seu lugar foi nomeado para o cargo Júlio César. Em um vídeo publicado na sua página de Facebook, Fabio Oliveira, que se identifica como palestrante motivacional, ao expor as imoralidades do governo de Queimados, desabafou: “Prefeito, explica isso”.