Bombeiros retomam buscas por tenente desaparecido no mar da Barra da Tijuca

F742D4DF-A567-491F-B535-7A97F1AF8EE2

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio (CBMERJ) retomou na manhã desta segunda-feira (26) as buscas ao tenente Ítalo J. P. dos Santos, de 30 anos. Ele desapareceu na manhã de sexta-feira (23) no mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, quando participava de um curso de especialização em salvamento marítimo.

Ítalo, que é lotado no 2º Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca (2º GMar), afundou na água durante o treinamento, na altura do posto 2, e não foi mais visto.

Operação com 200 bombeiros busca tenente que desapareceu no mar
No domingo (25), a mobilização contou com a participação de 200 militares de vários municípios. Guarda-vidas e mergulhadores usaram motos-aquáticas, embarcações, quadriciclos, helicópteros e drones.

Apoio à família
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação está dando apoio à família do militar, através da Diretoria de Assistência Social (DAS).

“Os psicólogos do CBMERJ estão acompanhando os parentes. Falei pessoalmente com eles. O que aconteceu foi uma fatalidade. O Ítalo é um militar experiente, com formação diferenciada na nossa Academia, oito anos de corporação e triatleta”, disse o secretário Monteiro.

Ainda segundo o comandante, Ítalo estava sendo monitorado e usava todos os equipamentos de segurança quando desapareceu.

“No momento do acidente, ele participava de uma bateria com outros alunos, usava equipamento de segurança e estava sob supervisão de monitores, mergulhadores e motos-aquáticas. Ele submergiu e não voltou à superfície. Desde então, todos os esforços estão sendo feitos para encontrá-lo. Não vamos parar”, completou o coronel Leandro Monteiro.